Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cidade do Rio segue sem previsão de receber novo lote de vacinas contra Covid

    A retomada da vacinação com a 1ª dose segue indefinida na segunda maior capital do país

    Guarda usando máscara e face shield no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, durante a pandemia de Covid-19
    Guarda usando máscara e face shield no Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, durante a pandemia de Covid-19 Foto: Pilar Olivares/Reuters (15.ago.2020)

    Cleber Rodrigues e Camille Couto Da CNN, no Rio

    Na segunda maior capital do país, a retomada da vacinação com a 1ª dose segue indefinida. Na noite desta quarta-feira (11), o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, afirmou à CNN que não houve sinalização para o envio de novas doses, informação endossada pela instância máxima de Saúde no RJ.

    “Sem previsão. Acabamos de falar com o operador logístico do ministério”, disse o secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe.

     

    Com a suspensão da vacinação por falta de doses, os postos de saúde do Rio ficaram irreconhecíveis. No Jockey Club, na Gávea, um dos mais importantes pontos de imunização da Zona Sul, ficou praticamente vazio. No dia reservado às pessoas com 24 anos, quem estava nesse grupo e procurou o posto teve que voltar pra casa. 

    Calendário por idade segue suspenso na quinta (12)

    Segundo a prefeitura do Rio, a capital fluminense recebeu na madrugada desta quarta (11) cerca de 38 mil vacinas contra a Covid-19, mas o grupo que estava previsto para ser vacinado no dia era formado por mais de 68 mil pessoas. Enquanto novas doses não chegam, a secretaria de saúde do município também suspendeu a imunização prevista para esta quinta-feira (12), quando pessoas com 23 anos receberiam a primeira dose do imunizante. Somando os dois dias de suspensão, são 130 mil cariocas que não vão receber a vacina dentro do calendário estabelecido pela prefeitura.

    Nesta quinta-feira (12), a imunização com a primeira dose na cidade está restrita a adultos acima de 45 anos, pessoas com deficiência, gestantes, lactantes e puérperas a partir de 18 anos. A segunda dose está mantida nos postos normalmente.

    A secretaria municipal de Saúde do Rio informou que “aguarda a distribuição de mais doses pelo Ministério da Saúde para dar continuidade ao calendário de vacinação previsto para a cidade”.

    Questionado pela CNN sobre quando deve enviar um novo lote de imunizantes ao Rio de Janeiro, o Ministério da Saúde não deu uma data, mas disse que o estado vem recebendo vacinas. 

    Confira a nota do Ministério da Saúde na íntegra:

    O Ministério da Saúde informa que, na madrugada de hoje (11), foram entregues mais 98,2 mil doses de vacinas contra a Covid-19 ao estado do Rio de Janeiro.  No domingo (8), outras 285,4 mil doses de Pfizer e 129,6 mil de Astrazeneca chegaram ao RJ. Nos próximos dias ocorrerá uma nova distribuição de vacinas contra a Covid-19 para estados e Distrito Federal.

    Na semana passada, a Pasta enviou quase 1 milhão de doses ao estado. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, já foram mais de 16 milhões de doses para o estado do Rio de Janeiro.

    Cabe destacar que as vacinas são enviadas em menos de 48 horas, após serem liberadas pelo controle de qualidade e de segurança para entrega aos Estados e Distrito Federal.