Cidade do Rio interrompe vacinação de crianças contra Covid-19
Secretaria de Saúde afirma aguardar novas remessas da Coronavac; 16% das crianças de 3 e 4 anos foram imunizadas na capital fluminense


Pais e responsáveis devem aguardar a chegada de novas doses da Coronavac para vacinar crianças de 3 e 4 anos contra a Covid 19 na cidade do Rio de Janeiro a partir desta quarta-feira (26). Segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, as doses acabaram.
“Desde o início da campanha, a gente já tinha alertado o Ministério da Saúde que o número de doses enviadas não vacinaria nem 20% do público alvo de 3 e 4 anos. Como já era previsto, a vacina Coronavac acabou”, disse Soranz.
O secretário de Saúde destacou que 16% do público-alvo de 3 e 4 anos foi imunizado com as duas doses da Coronavac na cidade do Rio. Em relação à primeira dose, desde julho, cerca de 46 mil meninos e meninas receberam o imunizante. Restam mais de 116 mil crianças dessa faixa etária. A secretaria de Saúde afirmou que a aplicação da segunda dose para quem já recebeu a primeira está garantida com a vacina reservada especificamente para esse fim.
O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que está em tratativas com o laboratório para aquisição de mais doses da vacina para o público de 3 a 4 anos. A aquisição de novas doses leva em conta o ritmo de vacinação deste público e o avanço do número de doses aplicadas, que atualmente está em cerca de 40%.
Mesmo com a falta da vacina contra a Covid 19, Daniel Soranz, em entrevista à CNN, pediu que pais e responsáveis levem as crianças até os postos de saúde para conferir a caderneta de vacinação. Segundo ele, a cobertura vacinal para sarampo, rubéola e poliomielite é considerada preocupante.
“Mais de 140 mil crianças na cidade do Rio de Janeiro estão desprotegidas para uma doença que pode causar uma sequela grave que é a paralisia infantil”. O secretário completou: “A gente pede e insiste que os pais tragam a criança para conferir a caderneta de vacina que tem outras vacinas sendo aplicadas”.