Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Cidade de SP pode alcançar estabilidade de infecções pela Ômicron nesta semana

    Análise é do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, que avaliou uma queda da média móvel de casos na capital durante o final de semana

    Jairo Nascimentoda CNN , em São Paulo

    A cidade de São Paulo pode atingir o pico e chegar à estabilidade de infecções pela variante Ômicron do novo coronavírus. A análise é do secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, que avaliou uma queda da média móvel de casos na capital durante o final de semana.

    Na última semana, o Brasil registrou recordes de novas contaminações. No sábado (15), a média móvel de infecções pelo vírus chegou a 68.028, número 128,9% maior do que o registrado uma semana antes.

    O secretário explica que pode haver subnotificação e que os dados desta semana serão fundamentais para estimar o pico e consequente estabilidade de contaminações.

    A capital paulista tem apresentado aumento de atendimentos e internações por Covid-19. Também há falta de testes na rede básica de saúde.

    Aparecido explicou que não há sobrecarga no sistema de alta complexidade, como Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), mas uma alta no atendimento dos serviços de enfermaria por pacientes com sintomas leves.

    Para evitar o desabastecimento, os testes na capital serão dedicados a pessoas com, no mínimo, dois sintomas de Covid-19, situação de pré-operatório cirúrgico, idosos, gestantes, puérperas e pessoas em situação de rua. A cidade tem estoque, para este público, para mais 15 a 20 dias.

    A prefeitura de São Paulo autorizou nove organizações sociais a comprar testes para Covid-19. De acordo com a administração municipal, o período de férias e falta de insumos no mercado internacional atrapalhou com a compra de mais testes.

    Tópicos