Cidade de São Paulo começa imunização contra gripe nesta sexta (24)
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde municipal solicitou doses extras do imunizante ao Instituto Butantan na tentativa de combater aumento no número de doenças respiratórias
A cidade de São Paulo começa, nesta sexta-feira (24), a vacinar a população contra a gripe (H1N1). A campanha acontece das 7h às 19h, em todas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
A vacina será aplicada primeiramente no grupo prioritário, que inclui gestantes, puérperas, lactantes, idosos acima dos 60 anos e crianças de 6 meses a 5 anos. Assim que uma nova remessa de doses chegar, a Secretaria Municipal de Saúde vai ampliar a campanha.
O Instituto Butantan forneceu os imunizantes atendendo a um pedido da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) municipal. A solicitação foi feita na tentativa de amenizar o aumento no número de casos de pacientes com sintomas respiratórios nos últimos dias.
Os casos estão relacionados, em sua maioria, a variante H3N2 do vírus Influenza, causador da gripe. Atualmente, quatro estados registram um cenário de epidemia gripal causada por essa cepa: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rondônia e Rio Grande do Norte.
A vacina da gripe aplicada em São Paulo não possui cobertura contra a H3N2, mas especialistas recomendam a vacinação mesmo assim, já que as outras variantes continuam circulando.
As unidades de saúde seguem com a imunização contra Covid-19. Não há necessidade de intervalo entre as vacinas contra a Covid e contra a gripe, sendo possível aplicar as duas, inclusive, no mesmo dia.
É possível verificar a situação dos postos de saúde e se eles contam com o imunizante através do site da Prefeitura: https://deolhonafila.prefeitura.sp.gov.br/
Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”605863″ title_galeria=”Cuidados básicos ajudam a prevenir a Covid-19 e a gripe”/]