Chá de alecrim: veja os benefícios e como preparar
Bebida traz diversos benefícios para a saúde, mas não são todas as pessoas que podem tomar
O alecrim, além de aromatizar diversos pratos, é conhecido por seus inúmeros benefícios para a saúde. Rico em antioxidantes, essa erva medicinal pode ser uma aliada para melhorar a digestão, aumentar a memória e a concentração, além de possuir propriedades anti-inflamatórias.
Com tantos benefícios, o seu chá tem se tornado cada vez mais popular entre aqueles que buscam alternativas naturais para manter a saúde e o bem-estar.
“O alecrim é um tônico para a circulação sanguínea e o sistema nervoso, agindo principalmente nas paredes dos vasos, o que melhora a irrigação periférica e aumenta a pressão arterial. Além de ser digestivo, ajudar a reduzir a formação de gases e facilitar a digestão de gorduras”, explica Camila Queiroz, nutricionista e coordenadora do curso de nutrição da Cruzeiro do Sul Virtual.
Outro benefício associado ao consumo regular dessa infusão é a melhora da memória e da concentração. Estudos indicam que o alecrim pode ter um efeito positivo no desempenho cognitivo, ajudando a manter o foco.
Os efeitos anti-inflamatórios desse chá também podem ajudar a reduzir inflamações no corpo, oferecendo alívio para dores leves e desconfortos associados a inflamações, como dores musculares e nas articulações.
“O chá pode ser usado para aliviar sintomas como fadiga, dor de cabeça, enxaqueca, febre e cólica menstrual, por exemplo. A erva também é muito utilizada para tratar condições de má circulação sanguínea, distúrbios respiratórios, gripes e resfriados, artrite, artrose e cistite”, acrescenta Sara Monteiro, nutricionista e coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Braz Cubas.
Como preparar o chá de alecrim
Fazer o chá de alecrim em casa é bastante simples, rápido e requer apenas dois ingredientes: água e ramos de alecrim fresco ou seco. Siga o passo a passo abaixo para preparar a infusão:
- Ferva cerca de 250 ml de água
- Adicione 2 a 3 ramos de alecrim fresco ou de uma a duas colheres de alecrim seco.
- Deixe em infusão por 5 a 10 minutos, dependendo da intensidade de sabor desejada
- Coe e sirva. Se preferir, você pode adoçar com mel ou acrescentar um pouco de limão para dar um toque refrescante à bebida
Também pode ser preparado com 20g de planta por 2 litros de água e ser consumido de duas a três xícaras ao dia.
Atenção ao consumo
Apesar dos inúmeros benefícios, é importante destacar que o consumo de chá de alecrim deve ser feito com moderação. Em grandes quantidades, ele pode causar efeitos colaterais como irritação no estômago ou reações alérgicas em pessoas sensíveis à planta.
A dose recomendada de chá de alecrim, segundo as especialistas ouvidas pela reportagem, é de uma a três xícaras por dia, dependendo da necessidade e da condição de cada pessoa. O ideal é iniciar com doses menores para avaliar a tolerância e os efeitos, principalmente se for a primeira vez que está tomando.
Mulheres grávidas e pessoas com condições específicas de saúde, como hipertensão, também devem consultar um médico antes de acrescentar o chá à sua rotina.
Suplementos com cúrcuma e chá verde podem causar riscos ao fígado