Capital do Rio tem 94 casos suspeitos de Ômicron
Até agora, apenas um caso da variante foi confirmado na cidade


O Rio de Janeiro investiga 94 casos suspeitos da variante Ômicron do novo coronavírus. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (30) pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS).
Por enquanto, a cidade tem apenas um caso confirmado da nova cepa, reconhecido no dia 20 de dezembro. A paciente havia tomado as duas doses da Pfizer e teve apenas sintomas leves. No último dia 24, eram 28 casos em investigação na capital.
Segundo a nota da SMS, algumas amostras serão encaminhadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para sequenciamento genômico a fim de verificar se algum paciente está infectado pela variante Ômicron.
O Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs) do município está investigando e monitorando os casos. Até o momento, todos os pacientes estão acompanhados e apresentam sintomas leves. Nenhum precisou ser internado.
Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio identificou aumento do índice de positividade dos testes para Covid-19, subindo de 0,7% para 5,5%.
Atualmente, segundo a Agência CNN, o Brasil registra 116 casos confirmados da variante Ômicron. Outros 119 casos suspeitos aguardam o sequenciamento genômico.
*Sob supervisão de Adriana Freitas