Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Butantan retoma entregas e libera 800 mil doses da Coronavac ao PNI

    Nova remessa faz parte de lote de mais de 5 milhões de doses que devem ser liberadas ao longo deste mês

    Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo

     

    O Instituto Butantan retomou as entregas de doses da vacina Coronavac ao Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Nesta sexta-feira (11), o instituto entrega 800 mil doses ao PNI. A nova remessa faz parte de um novo lote de mais 5 milhões a serem liberadas ao longo deste mês.

    Com as doses disponibilizadas nesta sexta-feira, o Butantan chega à marca de 48 milhões de vacinas fornecidas ao Ministério da Saúde desde 17 de janeiro, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Anvisa.

    O Butantan chegou a suspender a produção da Coronavac devido a falta de insumos. O novo lote de 5 milhões de doses está sendo produzido a partir dos 3 mil litros de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) recebidos no último dia 5 de maio.

    O envase da matéria-prima foi iniciado no último dia 27 e terminou na madrugada do dia 30. As doses entregues nesta sexta-feira já contemplam o segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, que prevê a entrega de 54 milhões de doses da Coronavac. O primeiro, de 46 milhões, foi cumprido em 12 de março. 

    Paralisação na produção 

    A última remessa com 1,1 milhão de doses da Coronavac entregue ao Ministério da Saúde aconteceu em 14 de maio – mesma data em que o instituto anunciou a paralisação de sua produção devido a falta de insumos.

    Um novo lote de 6 mil litros de IFA para a produção de mais 10 milhões de doses deverá chegar a São Paulo até o final deste mês.

    Chile utilizará a Coronavac, importada de Pequim, para iniciar vacinação em mass
    Doses da Coronavac na linha de produção
    Foto: Thomas Peter/Reuters

    Tópicos