Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Butantan lança contêiner de testagem de variantes da Covid para estado de SP

    Contêiner poderá fazer 300 análises diariamente, com resultados fornecidos no mesmo dia

    Manuela Niclewics, da CNN, em São Paulo

    O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (4) a entrega de um contêiner com tecnologia para identificação de variantes do novo coronavírus no Estado de São Paulo. Os primeiros testes serão realizados na cidade de Aparecida do Norte (SP) e depois o contêiner deve seguir para a Baixada Santista.

    O objetivo do uso da tecnologia é acelerar a identificação dos casos da variante Delta no estado, que já identificou 53 casos autóctones da variante, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.

    Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, o contêiner poderá fazer 300 análises diariamente, com resultados fornecidos no mesmo dia.  

    “Entregamos hoje um contêiner com tecnologia de identificação de variantes, ele será itinerante e seguirá para diferentes locais do interior do estado de São Paulo. Irá para onde o governo e o Butantã identificar a necessidade”, disse.

    Identificação da variante Delta

    Segundo Covas, as análises serão realizadas no local onde as variantes estão sendo identificadas. Mas a escolha por Aparecida foi estratégica pelo fato de a cidade ter a Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que recebe pessoas de todo o país.

    “Começamos por Aparecida pelo grande fluxo de pessoas vindas do estado do Rio de Janeiro. Depois de Aparecida, existe a previsão de irmos para a Baixada Santista”, afirmou Covas. 

    Já foram contabilizados 53 casos autóctones da variante Delta no Estado de São Paulo, segundo o secretário de Saúde Jean Gorynchtein, mas a variante Gama, originária de Manaus, ainda é a prevalente no estado, segundo o secretário. 

    “Hoje a variante Gama é a mais prevalente e responde a 97% dos casos do estado”, afirmou.