Butantan lança contêiner de testagem de variantes da Covid para estado de SP
Contêiner poderá fazer 300 análises diariamente, com resultados fornecidos no mesmo dia
O Instituto Butantan anunciou nesta quarta-feira (4) a entrega de um contêiner com tecnologia para identificação de variantes do novo coronavírus no Estado de São Paulo. Os primeiros testes serão realizados na cidade de Aparecida do Norte (SP) e depois o contêiner deve seguir para a Baixada Santista.
O objetivo do uso da tecnologia é acelerar a identificação dos casos da variante Delta no estado, que já identificou 53 casos autóctones da variante, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, o contêiner poderá fazer 300 análises diariamente, com resultados fornecidos no mesmo dia.
“Entregamos hoje um contêiner com tecnologia de identificação de variantes, ele será itinerante e seguirá para diferentes locais do interior do estado de São Paulo. Irá para onde o governo e o Butantã identificar a necessidade”, disse.
Identificação da variante Delta
Segundo Covas, as análises serão realizadas no local onde as variantes estão sendo identificadas. Mas a escolha por Aparecida foi estratégica pelo fato de a cidade ter a Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que recebe pessoas de todo o país.
“Começamos por Aparecida pelo grande fluxo de pessoas vindas do estado do Rio de Janeiro. Depois de Aparecida, existe a previsão de irmos para a Baixada Santista”, afirmou Covas.
Já foram contabilizados 53 casos autóctones da variante Delta no Estado de São Paulo, segundo o secretário de Saúde Jean Gorynchtein, mas a variante Gama, originária de Manaus, ainda é a prevalente no estado, segundo o secretário.
“Hoje a variante Gama é a mais prevalente e responde a 97% dos casos do estado”, afirmou.