Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Buscas por colágeno dobraram no mundo nos últimos cinco anos

    Levantamento foi feito pelo Google Trends e mostra que o interesse superou as buscas por outros suplementos, como creatina e Whey Protein

    Colágeno é uma proteína que pode ser suplementada em pó ou em cápsulas
    Colágeno é uma proteína que pode ser suplementada em pó ou em cápsulas Anna Efetova/GettyImages

    Gabriela Maraccinida CNN

    As buscas por “colágeno” estão crescendo no mundo, de acordo com dados do Google Trends obtidos com exclusividade pela CNN. Nos últimos cinco anos, o interesse pelo assunto cresceu 100% de maneira global. Isso significa que as consultas pelo tema dobraram durante o período.

    Segundo o levantamento do Google Trends, o Brasil ficou na 17ª posição no ranking mundial de interesse de busca por colágeno nos últimos 12 meses. A Romênia é o país onde o assunto é mais popular, sendo seguido pela Hungria. Veja o gráfico sobre as pesquisas por “colágeno” no mundo abaixo:

    No último ano, o colágeno tipo 2 foi oito vezes mais buscado no Brasil do que o colágeno tipo 1 e 19 vezes mais buscado do que o tipo 3. Além disso, o colágeno hidrolisado foi seis vezes mais buscado do que o colágeno não hidrolisado no Brasil nesse mesmo período.

    Brasil, Chile e Venezuela são os países fora da Ásia com maior interesse de busca por “pé de galinha”, uma das fontes de colágeno, nos últimos 12 meses.

    Por outro lado, colágeno ainda é o termo menos buscado quando comparado com “creatina” e “proteína do soro de leite” (chamada popularmente de Whey Protein) no Brasil, segundo o Google Trends. No mundo, o cenário é outro: as consultas por colágeno superaram as buscas feitas pelos outros dois suplementos.

    Gráfico compara as buscas por “colágeno” (linha azul) com “creatina” (linha vermelha) e “proteína do soro de leite” (linha amarela) / Google Trends/Reprodução

    O que é colágeno e para que serve?

    Colágeno é uma proteína encontrada, principalmente, na pele e em tendões e ligamentos do corpo, correspondendo a 30% do total de proteínas do organismo, de acordo com a (SBD-SP) Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo.

    O colágeno é encontrado naturalmente no corpo, mas, a partir dos 25 anos, sua produção é reduzida, o que leva ao processo de envelhecimento da pele (surgimento de rugas e linhas de expressão). Esse fenômeno pode ser acelerado por fatores como exposição ao sol, tabagismo, alterações hormonais, doenças crônicas, dieta e poluição.

    A suplementação de colágeno, considerada segura pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pode trazer benefícios como fortalecimento das unhas, maior resistência e brilho aos cabelos, redução da flacidez, maior hidratação da pele e prevenção e tratamento de dores articulares, como artrose e osteoporose.