Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bolsa de ostomia: médico explica tratamento de Luciano Szafir

    No quadro Correspondente Médico, Fernando Gomes falou sobre item usado por ator durante desfile da SPFW

    Da CNN , Em São Paulo

    Na edição desta segunda-feira (22) do quadro Correspondente Médico, do Novo Dia, o neurocirurgião Fernando Gomes falou sobre bolsa de ostomia.

    O tema foi motivado pela imagem marcante da última semana, na São Paulo Fashion Week (SPFW), quando o ator e modelo Luciano Szafir entrou na passarela usando uma bolsa de ostomia. Ele usa o item desde que enfrentou complicações da Covid-19. Szafir ficou mais de um mês internado por causa da doença.

    Segundo o ator, a ideia de desfilar assim foi conscientizar sobre para a quebra do estigma que envolve o uso da bolsa.

    “É importante podermos falar sobre isso porque as ostomias em geral ajudam a salvar vidas e, às vezes, representam um passo intermediário de um tratamento, não significando que o uso dela seja definitivo”, disse o médico.

    Fernando Gomes explicou que são diversos tipos de ostemias: traqueostomia, gastrostomia e colostomia são algumas das mais comuns.

    “Ostomias são aberturas feitas cirurgicamente para promover um tempo em que indivíduo possa cicatrizar ou ter o benefício de interferência externa, por exemplo, na traqueostomia, para colocar um aparelho de ventilação”, disse.

    No caso da colostomia, o tratamento feito por Szafir, o objetivo é desviar o fluxo do aparelho digestivo para viabilizar que parte do intestino tenha tempo de cicatrizar e, depois, o trânsito intestinal possa ser refeito, afirmou o médico.

    “Na colostomia, uma abertura no intestino fica exposta e se coloca uma bolsa para recolhimento de fezes. Nesses casos, tem todo um cuidado especial com a cicatrização para que o indivíduo não passe por problema nutricional durante esse processo”, apontou Gomes.

    (Publicado por: André Rigue)

    Tópicos