Belo Horizonte é a única capital do Sudeste que não aplica a 4ª dose contra a Covid
Secretaria Municipal de Saúde afirma não ter doses para a imunização do público alvo
A cidade de Belo Horizonte (MG) é a única capital do Sudeste que não disponibiliza a segunda dose de reforço, ou quarta dose, para pessoas com menos de 40 anos.
Moradores da capital mineira com idades entre 18 e 39 anos e sem comorbidades aguardam pela vacina. A população estimada que está elegível para tomar a quarta dose em Belo Horizonte é de aproximadamente 719 mil pessoas.
Na contramão do cenário belo-horizontino, outras capitais do Sudeste já vacinam desde meados de 2022. O Rio de Janeiro disponibilizou a segunda dose adicional para a população acima de 18 anos ainda em julho. Em São Paulo, o esquema vacinal complementar passou a ser oferecido em agosto. Em Vitória, a quarta dose está disponível para toda a população maior de idade há pelo menos quatro meses.
A CNN consultou a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, que afirmou que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, até o momento, não indicaram formalmente a administração da quarta dose para o público que tem entre 18 e 39 anos.
Segundo a secretaria, os municípios mineiros que estão vacinando este público utilizam doses remanescentes dos lotes de vacinas inicialmente destinados para a população de 40 anos ou mais. “Para a convocação desse público em BH, é ‘imprescindível’ novas remessas da vacina Pfizer adulto ao município”, argumenta a pasta.
A CNN consultou o Ministério da Saúde sobre o envio de novas doses a Belo Horizonte e aguarda retorno.