Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    BBB24: Saiba quais efeitos o confinamento pode ter no psicológico

    Confinamento pode causar delírios, estresse psicológico e pressão emocional, explicam especialistas à CNN

    Nicoly Bastosda CNN , São Paulo

    Os brothers e sisters do BBB24 já se aproximam de completar um mês confinados no reality show. Condicionados a bolar estratégias, votar para eliminar uns aos outros, vencer as melhores provas e conviver com as pessoas mais diferentes possível – tudo isso sem acesso ao meio externo e com câmeras 24 horas por dia -, os participantes podem passar por momentos de estresse, ansiedade e outros problemas psicológicos.

    Tópicos sobre saúde mental, inclusive, já estão sendo pauta no BBB24. Yasmin Brunet relatou sofrer de compulsão alimentar dentro do programa, onde desconta toda a ansiedade em uma ingestão desmedida de alimentos.

    Recentemente, a influenciadora Vanessa Lopes apertou o botão de desistência do BBB24. A ex-participante andava protagonizando situações que geravam perplexidade no público, que chegou até a questionar sua sanidade mental. Em meio a delírios e estratégias que mais pareciam teorias da conspiração, ela resolveu deixar o reality show.

    Em comunicado nas redes de Vanessa, a equipe da influenciadora afirmou que a jovem está em tratamento psiquiátrico.

    Em meio a necessidade de se falar sobre a saúde mental no programa, a CNN conversou com especialistas a fim de compreender melhor sobre os impactos psicológicos que um confinamento como o BBB24 pode causar. Confira!

    Confinamento pode ter impactos na saúde mental

    Uma situação de confinamento, como a vivida no “Big Brother Brasil”, pode causar delírios e pensamentos sem nexo, afirma Luana Ganzert, psicóloga especialista em emoções.

    De acordo com a profissional, o próprio isolamento social e a exposição constante na mídia podem contribuir para o surgimento deste e outros sintomas psicológicos. Confira alguns impactos:

    • Estresse Psicológico: o confinamento prolongado pode gerar estresse emocional devido à falta de privacidade e à exposição constante às câmeras e outros participantes.
    • Isolamento Social: mesmo em um ambiente onde há outras pessoas, as relações sociais dentro do confinamento podem levar a um sentimento de isolamento, fazendo inclusive que a pessoa se isole ainda mais, devido à restrição de contato com o mundo externo.
    • Pressão Emocional: a constante exposição pública e avaliação pelos espectadores pode criar pressões emocionais significativas, afetando a autoestima e o bem-estar emocional.
    • Conflitos Interpessoais: a convivência intensa pode resultar em conflitos interpessoais, já que os participantes estão em um espaço limitado e sujeitos a interações intensas.
    • Impacto na Saúde Mental: o estresse e a exposição constante podem contribuir para problemas de saúde mental, como ansiedade, depressão ou aumento de sentimentos de pressão, inclusive delírios e pensamentos sem nexo.

    “É importante notar que cada pessoa reage de maneira diferente, e os aspectos positivos e negativos podem variar. A preparação psicológica e o apoio adequado podem ajudar a minimizar os impactos negativos dessas experiências”, ressalta a profssional.

    O medo do cancelamento durante o confinamento

    Vanessa Lopes foi uma participante que disse ter medo de ser afetada pela cultura do cancelamento por atitudes dentro do programa. De acordo com os profissionais especialistas em saúde mental, tal insegurança também pode promover danos psicológicos durante a participação no reality show.

    “O medo exacerbado do cancelamento pode ser um fator significativo de dano psicológico”, explica Luana Ganzert. “Especialmente em contextos como programas de televisão, onde os participantes estão sujeitos a uma exposição pública intensa, críticas nas redes sociais e pressões constantes”, completa.

    Segundo Alexander Bez, psicólogo especialista em Ansiedade, Saúde Mental e Síndrome do Pânico, os participantes podem sentir uma pressão constante para se adequarem às expectativas do público, o que pode afetar de maneira adversa sua autoimagem e bem-estar psicológico.

    “Aqueles com estruturas de personalidade mais fortes ou condições neuróticas dentro dos padrões aceitáveis podem não se afetar tanto. Por outro lado, em indivíduos com transtornos psicológicos, as críticas podem ter um impacto significativo, especialmente em pessoas mais sensíveis emocionalmente ou que buscam aprovação externa”, esclarece o profissional.

    É necessário preparo psicológico para entrar no “Big Brother Brasil”

    O preparo psicológico visa criar uma base sólida para que os participantes possam enfrentar os desafios únicos de situações de confinamento em programas como o Big Brother Brasil, minimizando possíveis consequências negativas para a saúde mental, explica Luana Ganzert.

    Para a profissional Mari Toson, que palestra sobre saúde mental, é importante fortalecer o mental e as emoções para se fortalecer contra momentos e experiências que fogem do comum da rotina e de sua zona de conforto. “Se faz extremamente necessário a busca diária pela construção emocional e habilidade do relacionamento com o outro”.

    De acordo com a profissional, se falta preparo psicológico, se torna prevalente a vulnerabilidade à situações que exijam mais do psicológico de alguém. Por conta disso, é extremamente importante a busca de profissionais que auxiliem na busca pelo melhor equilíbrio mental para enfrentar adversidades dentro e fora de m confinamento.

    É altamente recomendável pelos profissionais especializados que os participantes de situações de confinamento recebam preparo psicológico especial. Isso inclui “avaliação da resiliência e da capacidade de lidar com o estresse e a pressão emocional, orientação sobre a dinâmica psicológica de um confinamento, treinamento em habilidades sociais e incentivo à práticas de autocuidado”, exalta Luana Ganzert.

    Tópicos