Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Bactéria causou surto de pneumonia desconhecida na Argentina

    Quatro pessoas morreram como parte do surto de legionalla identificado pelo Ministério da Saúde da Argentina

    Jacqueline Howardda CNN

    Um conjunto de casos de pneumonia em Tucumán, Argentina, foi causado por legionella, bactéria que causa a doença dos legionários, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

    Até sábado, um total de 11 casos de pneumonia foram identificados como parte do surto associado a uma clínica de saúde na cidade de San Miguel de Tucumán, incluindo quatro mortes em pacientes com condições de saúde subjacentes, informou a organização.

    A organização disse no sábado que foi informada pelo Ministério da Saúde da Argentina que a legionella era a causa, e autoridades adicionais estão investigando a fonte.

    O ministério está “coletando amostras ambientais, realizando avaliações de risco e implementando ações na clínica de saúde relacionadas ao surto”, disse a atualização. “A Opas está prestando apoio às autoridades sanitárias argentinas de sua sede e da Representação da Opas na Argentina para investigar e caracterizar o surto”.

    A doença dos legionários é um tipo grave de pneumonia causada pela bactéria legionella. As pessoas podem ficar doentes quando respiram pequenas gotículas de água contendo a bactéria, causando uma infecção nos pulmões. A doença pode ser tratada com antibióticos.

    A bactéria pode ocorrer em chuveiros e torneiras, banheiras de hidromassagem, torres de resfriamento, tanques de água quente, fontes decorativas ou sistemas de encanamento em grandes edifícios.

    Alguns profissionais de saúde da clínica começaram a apresentar sintomas entre 18 e 22 de agosto, disse o Ministério Nacional da Saúde da Argentina em um comunicado anterior.

    San Miguel de Tucumán é a capital da província agrícola de Tucumán, no noroeste da Argentina.

    Tópicos