Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Atraso na 2ª dose abala confiança da população na vacinação, diz infectologista

    Demora em completar esquema vacinal também pode comprometer a proteção dos brasileiros, especialmente com o crescente número de casos da variante Delta

    Da CNN Em São Paulo

    A falta de imunizantes para a aplicação da segunda dose contra a Covid-19 pode abalar a confiança da população no programa vacinal do país, avalia o infectologista Renato Kfouri.

    Em entrevista à CNN, o médico alertou que atrasos no esquema de vacinação podem comprometer a proteção dos brasileiros, em especial com o crescente número de casos da variante Delta.

    “[Atrasar a segunda dose] é muito ruim por vários aspectos. O primeiro deles, na própria proteção da população, que ainda continua não completamente protegida. Segundo, pela confiança nesse programa”, afirmou o médico.

    “Sabemos que esquemas completos previnem mais a infecção pela Delta do que esquemas incompletos. O momento é de cautela e apreensão”, completou.

    Em São Paulo, o governo anunciou que, a partir da próxima semana, quem estiver com a segunda dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 atrasada poderá se vacinar com o imunizante da Pfizer. A capital paulista registra falta generalizada do imunizante produzido pela Fiocruz, no Rio de Janeiro.

    Kfouri explica que a medida é segura e respaldada pela comunidade científica internacional.

    “São diversos estudos de combinação com essas duas vacinas mostrando que começar com uma e terminar com outra, e vice-versa, é igual ao esquema homólogo (duas doses de Pfizer ou duas de AstraZeneca). A proteção e a segurança são as mesmas.”