Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Associações médicas lançam protocolo para decidir quem ocupará leitos de UTI

    Recomendação é salvar quem tiver mais chance de recuperação e oferecer cuidados paliativos aos que estiverem próximos da morte

    João Venturi, da CNN, em São Paulo

    Associações médicas lançaram um protocolo para orientar a triagem de pacientes na UTI, com o objetivo de auxiliar profissionais de saúde que enfrentam a crise hospitalar com falta de leitos, insumos e equipamentos.

    A ideia é deixar claro quais pacientes devem ser priorizados na hora de obter um leito. O protocolo prioriza vagas na UTI a pessoas com maior probabilidade de recuperação. Os que estiverem com baixa perspectiva de se recuperar ou próximos à morte devem receber cuidados paliativos. 

    O modelo de triagem, assinado pela Associação Médica Brasileira (AMB), espera “salvar mais vidas” com essas medidas. Há também dados no documento explicando como identificar a gravidade e a presença da doença avançada. A idade do paciente não é critério para a triagem.

    Pessoas aguardam vagas para leitos de UTI em São Paulo
    Foto: Reprodução / CNN

    Uma comissão está sendo montada para fiscalizar a gestão do protocolo e garantir a transparência do processo. A AMB espera aliviar a pressão sobre os profissionais de saúde, que há um ano trabalham na pandemia e estão esgotados.

    Tópicos