Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Apesar do avanço da variante Delta, Rio suspende vacinação nesta quarta (11)

    Cidade recebe novas doses ainda hoje, mas imunização só deve ser retomada nesta quinta-feira (12)

    Isabelle Resende, Camille Couto e Everton Souza, da CNN, no Rio de Janeiro

     Com a aplicação da primeira dose para jovens de 24 anos suspensa na capital fluminense devido ao atraso no recebimento das vacinas, a expectativa da Prefeitura do Rio é de que o calendário seja retomado na próxima quinta-feira (12). De acordo com a secretaria de saúde do Rio, a aplicação da primeira dose está mantida apenas para adultos acima de 50 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas a partir de 18 anos. Já a aplicação da segunda dose segue normalmente.   

    Na madrugada desta quarta-feira (11), foram entregues ao estado do Rio 98.270 doses sendo 94.770 da Pfizer e 3.500 da Astrazeneca. Desse total, 39% são destinadas para a cidade do Rio, o equivalente a pouco mais de 38 mil doses. A quantidade é insuficiente para dar sequência completa ao calendário de imunização. Segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, só na terça-feira (10) foram aplicadas 88.066 doses.  

     A previsão é de que as 38 mil doses cheguem ao galpão central da secretaria municipal de saúde antes do meio-dia e que a distribuição para os postos de saúde seja feita durante à tarde.  

    Pelo twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, criticou a logística do Ministério da Saúde.  

    “Infelizmente fomos informados de que as vacinas previstas pra hoje só chegarão nessa madrugada. Isso nos leva a ter que suspender a vacinação da primeira dose no dia de amanhã. Muito provavelmente retornamos na quinta. Em tempo, parte dessas 10 milhões de doses estão lá desde 04/08!”.  

    A interrupção do calendário de vacinação na capital fluminense acontece em meio à aceleração de casos da variante Delta. Só no mês passado, ela foi responsável por 37,2% dos casos no Estado, segundo informação divulgada pelo secretário municipal de saúde, Daniel Soranz. 

    Nesta terça-feira, o estado do Rio ultrapassou os 60 mil mortos pela covid (60.127). Além da capital fluminense, a cidade de Belém também interrompe a aplicação da primeira dose a partir desta quarta-feira (11). 

    Questionado pela produção da CNN sobre o envio de novas remessas, o Ministério da Saúde respondeu apenas que irá compensar gradualmente os quantitativos complementares das vacinas e que a distribuição dos imunizantes acontecerá nos próximos dias, sem especificar as datas.

    Tópicos