Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Anvisa aprova remédio de diabetes para o tratamento de doença renal crônica

    Empagliflozina, inicialmente indicada para tratar diabetes do tipo 2, teve liberação concedida para uso contra doença renal crônica após conclusão de estudo

    Aparelho de hemodiálise em hospital
    Aparelho de hemodiálise em hospital Cavan Images/Raffi Maghdessian/Getty Images

    Victória Ribeirodo Estadão Conteúdo

    Na segunda-feira (29) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso da empagliflozina, remédio indicado para o tratamento da diabetes do tipo 2, para uma outra finalidade: o tratamento de doença renal crônica (DRC).

    A aprovação foi baseada no estudo EMPA-KIDNEY, conduzido pela Unidade de Pesquisa em Saúde Populacional da Universidade de Oxford em parceria com as farmacêuticas Boehringer Ingelheim e Eli Lilly.

    O trabalho apontou que a molécula reduziu em 28% o risco de progressão da doença renal ou morte por problema cardiovascular em pacientes com doença renal crônica em comparação a indivíduos que não receberam o medicamento.

    Vale destacar que o medicamento também é utilizado em casos de insuficiência cardíaca e, agora, com a aprovação para DRC, oferece uma abordagem abrangente para tratar as condições cardiorrenais metabólicas.

    Veja mitos e verdades sobre diabetes