Ampliamos o foco do Novembro Azul para conscientizar homens, diz especialista
À CNN Rádio, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Alfredo Canalini explicou mote da campanha deste ano, que é “Saúde também é papo de homem”
O mês de novembro marca o Novembro Azul, campanha que busca conscientizar os homens para os riscos do câncer de próstata, que somente no ano passado foi causa de 44 mortes por dia.
À CNN Rádio, o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia Alfredo Canalini afirmou que a iniciativa tem tido “um resultado bom.”
“Temos a percepção de que, pela procura que existe no serviço público e privado, número de homens que têm buscado fazer exames de próstata tem aumentado.”
Para ele, isso “é reflexo da campanha de conscientização.”
Ao mesmo tempo, ele destaca que, este ano, o mote é “Saúde também é papo de homem”: “Ampliamos o foco para além do câncer de próstata.”
Canalini relata que as meninas têm uma rotina de cuidar da saúde que começa muito mais cedo do que os meninos.
“É uma dificuldade quase cultural”, avalia.
Segundo ele, isso reflete na expectativa de vida: “Mulheres vivem, em média, 7 a 8 anos a mais do que os homens.”
De acordo com o especialista, há um grupo de risco para o câncer de próstata, que são homens negros, aqueles que têm histórico familiar da doença ou obesidade intensa.
O urologista lembra que o sedentarismo, alimentação ruim e o tabagismo colaboram para piorar o quadro do câncer de próstata – e de outras doenças silenciosas.
De qualquer forma, o médico alerta que o ideal é identificar a doença o mais rapidamente possível, para aumentar consideravelmente as chances de cura.
“Temos exames e ferramentas que possibilitam identificar o câncer de próstata numa fase bem inicial”, disse.
Homens pertencentes ao grupo de risco devem fazer o acompanhamento com um urologista a partir dos 45 anos, enquanto aqueles sem fatores de risco, a partir dos 50 anos.
*Com produção de Isabel Campos