Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    #CNNPop

    Airfryer é realmente mais saudável? Especialista revela segredos do aparelho

    Especialista aponta que limite da temperatura do aparelho pode ser um dos segredos para garantir uma alimentação mais saudável

    Freepik

    Leticia Pazerocolaboração para a CNN

    São Paulo

    As airfryers chegaram no mercado com a promessa de trazer uma alimentação mais saudável já que excluiriam a fritura a óleo do dia a dia das pessoas. Mas será que ela realmente é mais saudável assim?

    À CNN Portugal, a especialista Daniela Duarte tirou algumas dúvidas do aparelho que é uma febre nas cozinhas ao redor do mundo. A nutricionista indica que, usando com moderação, a airfryer é sim uma opção mais saudável nos dias de hoje.

    Segundo Daniela, se o alimento vem para o prato sem a imersão na gordura da fritura tradicional, ele automaticamente é um alimento mais saudável.

    “Isso torna o valor energético total da refeição menor, ou seja, com menos calorias. Não há motivos para parar de usar, até porque não podemos esquecer que é um equipamento que veio trazer muita praticidade na cozinha”, explica.

    É verdade que a Airfryer pode causar câncer?

    A especialista também tirou dúvidas sobre esse assunto e a resposta é: não.

    Segundo algumas pesquisas, a airfryer poderia soltar, eventualmente, uma substância considerada cancerígena. Entretanto, a substância não está no aparelho, e sim nos alimentos e na alta temperatura da preparação. Sendo assim, a “culpa” fica por conta da temperatura e não da airfryer por si só.

    “A acrilamida é uma substância presente nos alimentos ricos em amido, açúcares e aminoácidos quando preparados em temperaturas acima de 120ºC, lembrando que acima dos 180ºC desenvolvem-se outros compostos prejudiciais para a saúde”, explicou ela.

    O problema pode acontecer em fornos elétricos, tostadeiras, frigideiras, e por aí vai. Então, segundo a nutricionista, o truque é saber como usar: evitar comer os alimentos torrados, evitar a preparação de comidas pré-fritas ou pré-cozinhadas, realizar a limpeza do aparelho com frequência, e evitar utilizar a temperatura acima dos 175ºC.