2ª fase da vacinação contra gripe termina hoje; veja quem poderá tomar na 3ª
De acordo com o Ministério da Saúde, o porcentual de pessoas vacinadas foi abaixo da meta de 90%, ficando em apenas 36% do público-alvo
Termina nesta sexta-feira (8) a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. De acordo com o último levantamento, divulgado pelo Ministério da Saúde na quarta-feira (6), o porcentual de pessoas vacinadas foi abaixo da meta de 90%, ficando em apenas 36% do público-alvo, o que corresponde 5,6 milhões de pessoas. A terceira fase começa na segunda-feira (11).
O objetivo da segunda etapa era vacinar doentes crônicos, profissionais das forças de segurança e salvamento, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
Também foram incluídos neste grupo caminhoneiros, motoristas e cobradores de transportes coletivos e trabalhadores portuários, já que o transporte e a entrega de carga são considerados serviços essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Vale ressaltar que a vacina contra a influenza não previne contra a Covid-19.
Segundo o ministério, cerca de 10 milhões de pessoas do grupo prioritário pretendido não foram vacinadas na segunda fase. Profissionais de transporte coletivo, caminhoneiros e portuários são os que registraram a menor procura pela vacina. Até o último levantamento, apenas 467 mil doses foram aplicadas, sendo que a estimativa era a de vacinar 2,6 milhões de funcionários.
Assista e leia também:
Campanha de vacinação contra a gripe imuniza 84% dos idosos em SP
Campanha de vacinação contra gripe alcança apenas 40% da meta na primeira semana
O Ministério da Saúde ressalta a importância desses profissionais buscarem a vacinação, independente do estado ou município de residência, em qualquer serviço público, fixo ou móvel, porque transitam por todo o país.
Para receber a dose, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa apresente algum documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes, carteira de habilitação (categorias C ou E) ou declarações dos serviços onde atuam.
Terceira fase começa no dia 11
A terceira fase da campanha terá início nesta segunda-feira. Ela estava marcada para começar neste sábado (9), mas acabou sendo adiada pelo Ministério da Saúde.
A próxima fase será dividida em duas etapas. De 11 a 17 de maio, o foco será a vacinação de pessoas com deficiência, crianças entre 6 meses e 6 anos, grávidas e mães no pós-parto até 45 dias. De 18 de maio a 5 de junho, o grupo alvo será o de professores de escolas públicas e privadas, e adultos de 55 a 59 anos de idade.
A meta da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos citados. Para isso, foram adquiridas 79 milhões de doses da vacina.
Apesar de não ter eficácia contra a Covid-19, a vacina auxilia os médicos e enfermeiras a excluírem o diagnóstico para a doença, já que os sintomas são parecidos.
Composta por vírus inativado, a vacina é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
(Com Agência Brasil)