Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Zema à CNN: Conotação política que Judiciário tomou no Brasil me preocupa

    Governador de Minas Gerais expressa preocupação com a atuação do Poder Judiciário no país, destacando viés político e condenações desproporcionais

    Da CNN

    O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, manifestou preocupação com a crescente politização do Poder Judiciário brasileiro em entrevista ao CNN 360° desta quinta-feira (13). Zema criticou o que considera ser um “desvirtuamento” da função judicial no país.

    Ao comentar sobre a situação jurídica de Jair Bolsonaro, Zema afirmou: “O que me preocupa muito é a conotação política que o judiciário tomou aqui no Brasil”.

    O governador argumentou que em “país sério, em país que funciona bem, [o Judiciário] julga”, contrastando com o cenário brasileiro, onde, segundo ele, há “um grande viés político, um judiciário que julga ao sabor do momento político”.

    Críticas às condenações e prioridades judiciais

    Zema apontou o que considera ser um paradoxo na atuação do Judiciário brasileiro: “Nós temos uma questão de condenações exageradas e enquanto isso o judiciário deixa de prender boa parte dos criminosos que estão aí causando 40 mil assassinatos, homicídios no Brasil por ano”.

    O governador mineiro expressou sua contrariedade com o que chamou de “penas exageradas para alguns que cometeram atos que não teve nenhuma periculosidade, estão aí detidos há mais de um ano”.

    Ele argumentou que o Estado deveria focar em “resolver os problemas das pessoas do pagador de impostos e não de político que está querendo se reeleger ou tirar o adversário do caminho”.

    Necessidade de mudanças

    Zema concluiu sua fala enfatizando a necessidade de reformas no sistema judiciário brasileiro: “O Brasil precisa de mudanças no judiciário”.

    Ele expressou preocupação com o que percebe como uma transformação do Judiciário em “uma ferramenta de política e não uma ferramenta para fazer justiça”.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos