Zanin fará parte da Primeira Turma do STF; saiba quem são os integrantes
Novo ministro da Corte tomou posse nesta quinta-feira (3) e foi elogiado por Rosa Weber
- 1 de 14
Cristiano Zanin assina termo de posse como ministro do STF • Supremo Tribunal Federal STF
- 2 de 14
Ministro Cristiano Zanin e a família caminham para posse no STF • CNN
- 3 de 14
Ministro Cristiano Zanin usa toga pela primeira vez para tomar posse no STF • CNN
-
- 4 de 14
Rosa Weber, presidente do STF, cumprimenta Cristiano Zanin durante posse do advogado na Corte • Supremo Tribunal Federal STF
- 5 de 14
Rosa Weber, presidente do STF, assina posse de Cristiano Zanin • Supremo Tribunal Federal STF
- 6 de 14
Lula cumprimenta Cristiano Zanin durante posse no STF • Foto: ANDRE VIOLATTI/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
-
- 7 de 14
Cristiano Zanin é recebido por autoridades durante posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) • Supremo Tribunal Federal STF
- 8 de 14
Cristiano Zanin lê termo de posse como ministro do STF • Supremo Tribunal Federal STF
- 9 de 14
Cristiano Zanin é conduzido por Gilmar Mendes e André Mendonça ao seu lugar no plenário do STF • Supremo Tribunal Federal STF
-
- 10 de 14
Cristiano Zanin é aplaudido por colegas da Corte durante posse no STF • Supremo Tribunal Federal STF
- 11 de 14
Cristiano Zanin se senta pela primeira vez no plenário do STF como ministro da Corte • Supremo Tribunal Federal STF
- 12 de 14
Ministros do STF durante posse de Cristiano Zanin • Supremo Tribunal Federal STF
-
- 13 de 14
Augusto Aras, Rodrigo Pacheco, Rosa Weber, Luiz Inácio Lula da Silva e Arthur Lira durante posse de Cristiano Zanin • Supremo Tribunal Federal STF
- 14 de 14
Cristiano Zanin assume como novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) • Supremo Tribunal Federal STF
Empossado como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (3), Cristiano Zanin fará parte da Primeira Turma da Corte.
Os magistrados se dividem em duas Turmas, cada uma com cinco integrantes, presididas pelo membro mais antigo do grupo.
- Atualmente, estão na Primeira Turma: Luís Roberto Barroso (presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.
- Já na Segunda Turma, estão: André Mendonça (presidente), Gilmar Mendes, Edson Fachin, Dias Toffoli e Nunes Marques.
A formação das Turmas dura um ano, até que todos os integrantes tenham ocupado a presidência delas, na ordem decrescente de idade.
VÍDEO — Com posse de Zanin, confira como fica a composição do STF
Posse de Zanin
A posse de Cristiano Zanin foi realizada nesta quinta-feira (3), com presença de Integrantes da cúpula da República e autoridades dos Três Poderes, como Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Segundo balanço do próprio STF 850 convidados estiveram presentes na cerimônia, que aconteceu no plenário da Corte.
A presidente do Supremo, Rosa Weber, explicou que não há discursos no evento, mas falou brevemente sobre o novo colega, parabenizando-o e desejando sucesso.
“Desejando muita felicidade no exercício da jurisdição constitucional. Estou convicta de que Vossa Excelência, com sua cultura jurídica, preparo técnico, experiência e extrema lhaneza, enriquecerá sobremodo esse colegiado”, afirmou.
Quem é Cristiano Zanin?
Cristiano Zanin se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999. É especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais.
Em 2004, fundou a Teixeira Zanin Martins Advogados, que funcionou até 2022. Também fundou, em 2018, o Lawfare Institute. Em julho de 2022, fundou a Zanin Martins Advogados com Valeska Zanin Martins, sua esposa.
Foi professor de Direito Civil e Direito Processual Civil na Faculdade Autônoma de Direito (Fadisp) e é membro do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) e da International Bar Association (IBA).
É sócio-efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) e associado fundador do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE).
Conforme o currículo distribuído por sua assessoria, Zanin tem 25 anos de trabalho na advocacia. “Já atuou, ou ainda atua, em mais de 100 processos perante o Supremo Tribunal Federal (STF) e mais de 550 perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ)”, diz o texto.
De casos com grande repercussão, destacam-se a recuperação judicial da Varig, a falência da Transbrasil, e a revisão do acordo de leniência da J&F.
Zanin se tornou o principal advogado de Lula nas investigações da Lava Jato, conquistando inúmeras vitórias em processos envolvendo o petista. Ele fazia parte da defesa quando foi feito o pedido de habeas corpus que resultou na anulação das condenações.
Assim, Lula teve os direitos políticos restabelecidos e concorreu às eleições presidenciais de 2022, que lhe garantiram o terceiro mandato como presidente da República.