Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Reuniões entre Poderes não mudam natureza da crise institucional no país

    Apesar do 'festival de palavras bonitas', desentendimento entre pessoas e animosidade entre personagens políticos seguem inalterados

    Da CNN, em São Paulo

    No quadro CNN Poder desta quinta-feira (19), na CNN Rádio, William Waack fala sobre crise entre os Poderes no Brasil e explica porque acredita que as recentes reuniões de membros de Executivo, Legislativo e Judiciário não resolveram a natureza do problema.

    “Representantes do Executivo, do Legislativo e do Judiciário tiveram vários encontros na tarde de quarta-feira (18) e saíram dizendo palavras muito bonitas, até comoventes. Reiteraram a necessidade do diálogo, respeito aos princípios democráticos, ao equilíbrio entre os poderes e em ir um em direção ao outro”, disse Waack.

    Ele afirmou, no entanto, que apear do “festival de palavras bonitas” o que precisa ficar claro é se essas reuniões mudaram alguma coisa na natureza da crise institucional vivida no país.

    “Eu opino que não. A natureza da nossa crise institucional não é a de desentendimento entre pessoas, de animosidade entre personagens políticos. A natureza da nossa crise institucional é gravíssima porque ela está baseada em dois problemas muito sérios: o primeiro é a desconfiança geral das pessoas em relação às instituições, incluindo a imprensa. O segundo é o fato de que os Poderes da nossa República não confiam uns nos outros”, explicou.

    Para Waack, o Executivo acha que não consegue governar por culpa do Judiciário. O Judiciário vê no Executivo pouca propensão a respeitar as regras do jogo democrático. E o Legislativo tem problemas com os outros dois Poderes.

    “Ou seja, a natureza da nossa crise é ampla e profunda. Não é uma problema [que será resolvido] com palavras bonitas.” 

    Tópicos