Waack: ninguém que conquistou um pedaço do poder gosta de ceder isso de graça
Ou seja, o que se está discutindo agora é qual o preço que Lula terá de pagar para recuperar o poder perdido do presidente Jair Bolsonaro

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou nesta quinta-feira (3) a negociar oficialmente como vai fazer para gastar o que quer. Em especial como acertar com o Congresso um esquema para garantir R$ 600 de Auxílio brasil.
Como todo mundo em Brasília gosta de gastar, a questão não é de conteúdo, é apenas de forma, qual o jeito para liberar a grana.
Mas o que Lula começou a negociar para valer é mais importante ainda que o dinheiro para esse benefício que vai voltar a se chamar Bolsa Família. É como se acertar com a cúpula do Congresso em torno do orçamento secreto.
Essa é uma ferramenta real de poder do Legislativo, que não existia e virou uma aberração no governo de Jair Bolsonaro (PL). Para que fique bem claro, Lula enfrenta não só a grande encrenca de todo presidente brasileiro, que é garantir uma base parlamentar.
Enfrenta uma encrenca nova, que é compor com os chefes das casas legislativas e recuperar pelo menos parte do poder perdido. É uma barganha monumental.
Ninguém que conquistou um pedaço do poder gosta de ceder isso de graça. Ou seja, o que se está discutindo agora é qual o preço que Lula terá de pagar para recuperar o poder perdido do presidente.