Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Waack: Governo Lula se depara com mais uma crise que ele mesmo criou

    Congresso e produtores rurais reagem às invasões do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

    William Waackda CNN

    O governo federal está diante de mais uma crise política criada por ele. Desta vez, por conta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

    Os recados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), são claros. Haverá uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o movimento, caso o governo não mude sua postura.

    E no que consiste essa postura? Em oferecer diálogo a um movimento que comete crimes e ocupa propriedades privadas e instalações do poder público. O MST usa, desde sempre, a mesma tática com administrações petistas: apertar o calo dos outros para obter cargos e verbas.

    A afinidade ideológica do núcleo duro do Planalto com esse tipo de movimento dá força a ele. O presidente Lula (PT) recriou a velha e surrada dicotomia entre a agricultura familiar e a agroindústria. Com isso, sabota um setor vital para a economia e a comida na mesa dos brasileiros.

    Dirigentes do MST dizem que saíram vitoriosos, mesmo quando abandonam as invasões –e são. Mudam a direção de autarquias, garantem promessas de verbas e conquistam um ministério para chamar de seu.

    Em reação, produtores rurais de vários estados se organizam para combater as invasões. E o Congresso coloca a faca no pescoço do governo.