Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Visita de Macron ao Brasil prevê passeio de barco e caminhada na Paulista

    Presidente francês fará uma visita de três dias ao país, com início na próxima terça-feira (26)

    Presidente francês, Emmanuel Macron, recebe Lula para jantar oficial em Paris - 22/06/2023
    Presidente francês, Emmanuel Macron, recebe Lula para jantar oficial em Paris - 22/06/2023 Antoine Gyori - Corbis/Corbis via Getty Images

    Leonardo Ribbeiroda CNN

    Brasília

    O presidente da França, Emmanuel Macron, chega ao Brasil na próxima terça-feira (26). A viagem, de 3 dias, inclui passagens por Belém, Brasília, São Paulo e Itaguaí, no litoral do Rio de Janeiro. É a primeira visita bilateral a um país da América Latina, desde que Macron assumiu a presidência, em 2017.

    A primeira parada do presidente francês, no dia 26, será na capital do Pará, que no ano que vem vai sediar a Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP-30.

    Em Belém, Macron será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem fará um passeio de barco até a ilha Combú. Lá, conhecerá um grupo de mulheres que cultivam cacau em meio ao bioma Amazônia. O objetivo é mostrar propostas de desenvolvimento sustentável.

    O presidente da França também deve ser convidado a percorrer um trecho de mata, da Floresta Amazônica. Depois, se reunirá com representantes de comunidades indígenas.

    À noite, Macron segue para a cidade do Rio de Janeiro. No dia seguinte pela manhã vai a Itaguaí, no litoral fluminense, onde será lançado ao mar o submarino “Tonelero” — construído totalmente no Brasil, com tecnologia francesa.

    Ainda em Itaguaí, os dois presidentes devem tratar do programa de nacionalização de helicópteros de guerra.

    No fim do dia, Macron segue para a capital paulista para participar de um fórum econômico na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP). O presidente Lula será representado pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin.

    Logo depois, o presidente francês participa de inauguração de centro de pesquisa na USP, numa parceria entre a Universidade e o Instituto Pasteur.

    Na noite do dia 27, Emmanuel Macron vai jantar com artistas e agentes culturais. Existe a possibilidade de visita ao Museu de Arte de São Paulo (MASP). No trajeto de volta para o hotel, o presidente fará uma caminhada pela Avenida Paulista.

    No dia 28 pela manhã, o chefe de Estado da França vai a Brasília, onde, mais uma vez, será recebido pelo presidente Lula.

    Os dois terão uma reunião, ondem segundo o Itamaraty, devem tratar de temas como os conflitos na Faixa de Gaza e no Haiti, a guerra na Ucrânia e as eleições da Venezuela.

    Também serão assinados cerca de 30 atos, entre acordos e memorando de entendimento. Um deles renova o plano de parceria estratégica entre os dois países. Há documentos em diversas áreas, como inteligência artificial, saúde, defesa e educação.

    Nesse contexto, a França deve anunciar investimentos num centro de imunologia no Ceará, em parceria da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz).

    Na sequência, Macron almoça no Palácio Itamaraty e depois será recebido pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).

    Economia

    O comércio bilateral entre Brasil e França em 2023 foi de 8,4 bilhões de dólares. Valor estável em relação ao ano anterior.

    As exportações alcançaram 2,9 bilhões de dólares, sobretudo em farelo e óleo de soja. As importações somaram 5,5 bilhões de dólares, impulsionados pelo fornecimento de máquinas e motores não elétricos.

    Atualmente existem 869 empresas francesas em atuação no Brasil. A França é o maior empregador estrangeiro do país, com a geração de aproximadamente 500 mil empregos.