Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Venezuela: Amorim se reúne com Maduro e também falará com representante da oposição

    Assessor de Lula está em Caracas desde sexta-feira; Brasil ainda não se posicionou sobre resultado das eleições no país vizinho

    Luciana AmaralPatrícia NadirDébora BergamascoMarina Demorida CNN , Brasília

    O assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Celso Amorim, se encontrou nesta segunda-feira (29) com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em Caracas.

    O encontro durou cerca de uma hora. A CNN apurou que Amorim levou a Maduro o entendimento do Brasil de que é necessário mais transparência.

    Maduro foi proclamado nesta segunda-feira presidente eleito para um terceiro mandato pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), um dia após as eleições presidenciais na Venezuela.

    Amorim também vai se reunir com Edmundo González, candidato da frente de oposição venezuelana. A expectativa é de que o assessor de Lula fique em Caracas até esta terça-feira (30).

    O Itamaraty vetou, por ordem do ministro Mauro Vieira, a participação da embaixadora do Brasil na Venezuela, Glivânia Maria de Oliveira, em uma reunião convocada por Maduro para que fosse proclamada a vitória dele nas eleições de domingo (28).

    Em nota, o governo brasileiro disse que aguarda a publicação pelo CNE dos “dados desagregados por mesa de votação, passo indispensável para a transparência, credibilidade e legitimidade do resultado do pleito”.

    Tópicos