Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Veja as três vezes em que Lula subiu a rampa do Planalto após tomar posse

    Presidente assumiu cargo pela terceira vez neste domingo (1º); petista já ocupou a Presidência em 2003 e 2007

    Gabriel Fernedada CNN , em São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu pela terceira vez a rampa do Palácio do Planalto para assumir a Presidência da República, neste domingo (1º).

    Acompanhado da primeira-dama Rosângela Silva, e do vice, Geraldo Alckmin (PSB), Lula caminhou ao lado de oito pessoas que representavam diferentes membros da sociedade civil, que foram os responsáveis pela entrega da faixa presidencial.

    Durante o discurso, Lula se emocionou e precisou parar a fala ao relembrar a fome, pessoas em situação de rua, crianças pedindo esmola e fora da escola e os desempregados. Ele também disse que a ninguém interessa um país que esteja permanentemente em pé de guerra.

    Em 2002, Lula superou José Serra no segundo turno, com 61,27% dos votos. Já em 2006, foi reeleito com 60,83%, ficando a frente de seu atual vice, Geraldo Alckmin.

    Em 1º de janeiro de 2003, assumiu o cargo junto com José de Alencar, que se tornou vice-presidente.

    No evento daquele ano, Lula subiu a rampa com sua então esposa Marisa Letícia. A faixa foi entregue por Fernando Henrique Cardoso, que deixou o cargo após dois mandatos.

    Durante o discurso, que durou aproximadamente 44 minutos, o petista enfatizou a mudança que a população buscava após vencer a eleição, falando do esgotamento de um modelo econômico, do combate à corrupção e a defesa da ética perante o Estado.

    / Célio de Azevedo/Agência Senado

    O presidente de Cuba Fidel Castro e o presidente da Venezuela Hugo Chávez foram algumas autoridades presentes.

    Reeleito, voltou a participar da cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2007, novamente com José de Alencar como vice.

    Voltou a subir a rampa do Palácio do Planalto e receber a faixa presidencial para um segundo mandato.

    Na época, após desgaste sofrido por conta do Mensalão, o discurso contou com agradecimentos a população, a seu vice e a primeira-dama Marisa, e teve um aceno ao Congresso Nacional.

    O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sobe a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, durante a solenidade de posse realizada em 2007 / DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

    Tópicos