“Vamos continuar conversando”, diz Rui Costa à CNN sobre futuro de Ana Moser
Ministra do Esporte perderá posto para deputado; Padilha fala que ela seguirá colaborando
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse à CNN nesta quinta-feira (7) que não há definição sobre o futuro de Ana Moser no governo.
“Vamos continuar conversando, assim que tiver alguma novidade o ministro Alexandre Padilha [das Relações Institucionais] comunica a imprensa”, afirmou ao final do desfile de 7 de Setembro, em Brasília.
Moser é a titular do Ministério do Esporte. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou na quarta-feira (5) o convite para que o deputado André Fufuca (PP-MA) assuma a pasta, que aceitou a proposta.
Parte do mesmo movimento de alargar a base de apoio no Congresso, Lula também chamou deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para o Ministério dos Portos e Aeroportos.
O então titular, Márcio França (PSB-SP), assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas. Já com Ana Moser, a expectativa era que ela viesse a assumir um cargo menor, depois de selada a demissão.
À CNN nesta quinta (7), Moser disse que sua saída do Ministério do Esporte foi uma decisão política e representa um abandono do esporte no país.
“Foi uma decisão política, pena para o esporte. É um abandono do esporte, mas faz parte da política”, afirmou a ex-jogadora da seleção de vôlei à reportagem no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo.
Ao comentar a troca na pasta, o ministro Alexandre Padilha usou uma metáfora com uma partida de vôlei.
“Às vezes acontece de o treinador ter que tirar no meio do jogo sua melhor ponta de rede para colocar um líbero, para melhorar a defesa, melhorar o passe, para enfrentar momentos do jogo”, afirmou antes do desfile de 7 de Setembro, em Brasília. “Então estamos tendo uma mudança de quem está na quadra, mas não muda os compromissos com o esporte brasileiro.”
Padilha ainda disse que Lula “considera e acredita” que Moser vai continuar colaborando com o esporte brasileiro e com políticas públicas federais.
“A ministra Ana Moser começou a plantar compromissos assumidos pelo presidente Lula e esses compromissos continuam”, declarou. Para o ministro, Lula conta oue ela pode continuar “colaborando com o esporte brasileiro naquilo que ela tem um apreço especial, que é a relação do esporte com educação”.
“O presidente Lula conta com isso. A grande demonstração de carinho, afeto e compromisso é que a política de esporte que foi anunciada na campanha, continua”.