Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    TRE-PR tem plenário completo e deve marcar julgamento que pode cassar Sergio Moro

    Lula nomeou advogado José Rodrigo Sade para compor a Corte, que definirá sobre processo envolvendo o ex-juiz

    Senador Sergio Moro, em Brasília
    Senador Sergio Moro, em Brasília Foto: Pedro França/Agência Senado

    Leonardo Ribbeiroda CNN

    Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou o advogado José Rodrigo Sade para compor o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná, no cargo de juiz titular. A publicação está no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22).

    A Corte é a responsável pelo julgamento do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) em processos movidos pelo PT e pelo PL.

    Sade assume a vaga decorrente do término do segundo mandato de Thiago Paiva dos Santos. Com a nomeação, a composição TRE-PR passa a ficar completa, com sete juízes.

    O processo contra Moro está pronto para ser julgado desde o dia 30 de janeiro. No entanto, o presidente da Corte, Sigurd Roberto Bengtsson, decidiu que só o colocaria em julgamento quando a composição estivesse completa.

    Ele alegou que o Código Eleitoral exige colegiado completo para julgamentos de casos que envolvam a possibilidade de cassação do mandato.

    Sergio Moro é acusado pelo PT e pelo PL de abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022.

    Os dois partidos buscam a cassação do mandato do senador, a inelegibilidade por oito anos e a realização de nova eleição para a vaga.

    A defesa de Moro nega que o senador tenha feito gastos excessivos e sustenta que as despesas realizadas entre novembro de 2021 até início de junho de 2022 nem poderiam ser consideradas, porque o pré-candidato almejava outros cargos.