Termina a votação em Macapá, última cidade a definir prefeito; veja a apuração
Dez candidatos concorrem à prefeitura de Macapá neste domingo. Se nenhum deles obtiver a maioria dos votos, a cidade terá segundo turno, no dia 20 de dezembro.
As eleições municipais de 2020 começam a ter fim hoje. Quer dizer, se a eleição for definida em primeiro turno na cidade de Macapá, capital do Amapá. As eleições foram adiadas por causa do apagão que afetou o estado do Amapá durante 22 dias em novembro. As urnas foram fechadas às 17h e a apuração já teve início.
Confira aqui a apuração da eleição do Amapá em tempo real.
Durante o pleito, nove urnas foram substituídas, conforme informação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número representou apenas 1,05% das 705 urnas disponíveis.
Dez candidatos concorrem à prefeitura de Macapá neste domingo. Se nenhum deles obtiver a maioria dos votos, a cidade terá segundo turno, no dia 20 de dezembro.
Candidatos
Dez candidaturas foram registradas para a disputa das eleições municipais de 2020 em Macapá. São cinco coligações e cinco partidos concorrendo isolados. Veja a relação completa:
Capi (PSB)
Vice: Rubem (Rede) / Frente Macapá Solidária (PSB e Rede)
Cirilo Fernandes (PRTB)
Vice: Lindemberg O Ceará (PRTB) / Sem coligação
Dr. Furlan (Cidadania)
Vice: Monica Penha (MDB) / De Coração por Macapá (Cidadania, MDB e PMN)
Gianfranco (PSTU)
Vice: Jairo (PSTU) / Sem coligação
Guaracy (PSL)
Vice: Didio (Patriota) / Deus, Pátria e Família (PSL e Patriota)
Haroldo Iram (PTC)
Vice: Moises Amaral (PTC) / Sem coligação
Josiel (DEM)
Vice: Silvana (Avante) / Macapá em Primeiro Lugar (DEM, Avante, PDT, PSC, PL, PV, PSDB, PSD, Solidariedade, Pros, Republicanos e PP)
Patrícia Ferraz (Podemos)
Vice: Ten. Juraci (Podemos) / Sem coligação
Paulo Lemos (PSOL)
Vice: Lorena Quintas (PCdoB) / Macapá para Todos Nós (PSOL e PCdoB)
Professor Marcos (PT)
Vice: Geovane (PT) / Sem coligação
Números
A cidade de Macapá tem 292.718 eleitores aptos a votar. São dez candidatos a prefeito e vice-prefeito e 528 pessoas registradas para concorrerem às 23 vagas de vereador na capital amapaense.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maior parte do eleitorado de Macapá é mulher (52,5%) e está na faixa etária dos 35 aos 54 anos, tem ensino médio completo (30,6%) e é solteiro (76,8%).