TCU quer vaga no conselho de auditores da ONU
Compete ao conselho a realização de auditorias financeiras e de conformidade a fim de assegurar a regularidade dos demonstrativos financeiros das Nações Unidas


O vice-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, no exercício da Presidência da Corte, apresentou proposta de manifestação formal ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) relacionada à candidatura do TCU ao Conselho de Auditores das Nações Unidas, da ONU. A vaga é ocupada pelo Chile e o mandato termina em junho de 2024.
Compete ao Conselho a realização de auditorias financeiras e de conformidade a fim de assegurar a regularidade dos demonstrativos financeiros das Nações Unidas com base em regulamentos internos e normas internacionais de auditoria, bem como fazer recomendações aos órgãos auditados para melhoria da governança e gestão dos recursos.
“A realização de auditorias em organismos internacionais resulta em intensa profissionalização, avanço tecnológico e maturidade organizacional, com reflexo direto na credibilidade institucional”, justifica Dantas no documento remetido ao Itamaraty.
Para exercício das atribuições, a ONU transfere anualmente 4,5 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões) a cada instituição membro do Conselho de Auditores, durante os seis anos de mandato. Tais recursos permitem o custeio de investimentos em capacitação, tecnologia, apoio logístico e atividades administrativas que podem se reverter em um legado duradouro para o TCU, especialmente com o fortalecimento e consolidação de nossa capacidade institucional na área de auditoria financeira.
A formalização do interesse do Tribunal é necessária para que o Ministério de Relações Exteriores coordene as tratativas para oficialização de candidatura e negociação junto à Assembleia-Geral da ONU, em razão do relacionamento do Brasil com a organização.
Segundo o presidente em exército do TCU, o Controlador-Geral do Chile, Jorge Bermúdez, e do Presidente do Tribunal de Contas de Portugal, José Tavares, já teriam manifestado apoio à candidatura do Brasil.