TCU quer finalizar processo contra auditor suspeito de fraude em 60 dias
Alexandre Figueiredo presta depoimento à CPI da Pandemia na quinta-feira (17)
A Corregedoria do Tribunal de Contas da União (TCU) quer finalizar o processo contra o auditor suspeito de alterar dados no sistema do tribunal em 60 dias. As informações são da âncora da CNN Daniela Lima.
O auditor Alexandre Figueiredo, que será ouvido na quinta-feira (17) na CPI da Pandemia, é investigado por incluir uma tabela com dados falsos sobre a Covid-19 no sistema do TCU.
A CNN teve acesso exclusivo ao cronograma de trabalhos da Corregedoria do TCU, que prevê o fim da investigação em 10 de agosto. Há a possibilidade dela se estender, caso Figueiredo peça adiamento de prazos.
O auditor será citado pelo TCU no dia 21 de junho e terá 5 dias para apresentar a sua defesa. Entre 28 de junho a 14 de julho acontecerá a fase instrutória do processo, em que se pede dados e documentos referente ao caso.
Após o período, começa a deliberação por parte do corregedor sobre a inocência ou indiciamento de Figueiredo. Se indiciado, ele terá que apresentar defesa no prazo de 10 dias.
Em caso de comprovação de envolvimento dele na alteração dos dados, o auditor poderá ser exonerado do cargo — no qual ganhava salário superior a R$ 30 mil.