Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    “Só tem um caminho: conversar”, afirma Rui Costa sobre desoneração

    Reuniões no Planalto devem tratar dessa e outras pautas de interesse do governo nesta terça (30)

    Isabel Megada CNN , Brasília

    Em agenda no Senado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, defendeu que o caminho para se chegar a um acordo nos impasses sobre a desoneração é via diálogo.

    “A situação é que precisamos conversar para encontrar uma solução”, afirmou.

    Rui Costa fez uma analogia com a situação de um condomínio, em que alguns moradores dizem que não vão pagar a taxa de condomínio ou que vão pagar a metade.

    “Os moradores precisam se reunir e decidir como vão pagar aquela parte que não foi paga. É mais ou menos isso que estamos falando. Alguns dizem que não podem pagar, no caso de municípios, aquele valor da previdência. Outros empresas dizem que não querem pagar ou não podem pagar esse valor. Então, alguém vai ter que pagar a diferença. O dinheiro tem que vir de algum lugar”, explicou.

    Desde que resolveu judicializar a questão, o governo enfrenta descontentamento até da base aliada no Congresso Nacional.

    A decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin, que permitiu a volta da reoneração para municípios com até 156 mil habitantes e 27 setores da economia, foi levada para o plenário da corte.

    O julgamento, no entanto, foi interrompido por um pedido de vista do ministro Luiz Fux.

    Na última sexta-feira, dia seguinte à decisão de Zanin, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou um recurso. Antes da crise, já era esperado um encontro dele com o presidente Lula. Nada, no entanto, foi oficialmente marcado.

    Há previsão de que senadores da base aliada se reúnam durante a tarde no Palácio do Planalto com o ministro Alexandre Padilha para tratar dessa e de outras pautas de interesse do governo.

    Tópicos