Simone Tebet afirma que, caso eleita, “não vai ter sigilo no Brasil”
Emedebista disse que sua “primeira canetada” terá como objetivo garantir a declaração de gastos públicos no Portal da Transparência
A candidata à Presidência Simone Tebet (MDB) disse nesta sexta-feira (9) que, caso eleita, sua “primeira canetada” vai ter como objetivo garantir que os gastos públicos sejam declarados no Portal da Transparência. A senadora afirmou que “não vai ter sigilo no Brasil”.
“Primeira canetada: todos os ministros vão estar lá obrigados a colocar no Portal da Transparência todo o recurso do orçamento secreto, de cartão corporativo. Não vai ter sigilo no Brasil, salvo os casos de soberania nacional, de segurança nacional das Forças Armadas”, disse Tebet em visita ao Hospital de Base São José do Rio Preto.
Simone Tebet comentava os serviços públicos da área da saúde. Ela mencionou valores direcionados ao orçamento secreto e ao cartão corporativo para afirmar que existem recursos disponíveis para expandir os investimentos no setor.
“‘Ah, não tem dinheiro’. Tem quase 20 milhões do orçamento secreto. Vamos abrir o sigilo de 100 anos. O que é esse cartão corporativo que cada viagem custa R$ 400 mil, R$ 500 mil? Vamos parar de viajar então, ou vamos ficar em hotéis mais baratos. O que não pode é colocarmos dinheiro da população brasileira sobre sigilo, e a pobre população não tem transparência nenhuma” disse.
Durante a visita ao hospital, a senadora ainda afirmou que pretende “inverter a ampulheta” do Sistema Único de Saúde (SUS), ao dizer que ao menos 50% do financiamento do programa tenha origem na União. (linkar texto 2)
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
[cnn_galeria active=”1857008″ id_galeria=”1857015″ title_galeria=”Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas”/]