Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Setores empresariais reafirmaram compromisso com a democracia, diz professor da FGV

    Para Oscar Vilhena, da Escola de Direito da FGV, sinalização de respeito às instituições é resposta a Bolsonaro

    O professor da Escolha de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) Oscar Vilhena afirmou, nesta quinta-feira (21), que os setores empresariais têm reafirmado o compromisso com a democracia em resposta aos questionamentos do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas e ao Poder Judiciário.

    Em entrevista à CNN, Vilhena disse que a reação dos setores industriais e financeiros, assim como da sociedade civil, é um importante recado para dar suporte ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante a condução das eleições.

    “O que eu vejo mais uma vez, e agora de maneira muito clara, o setor da indústria brasileira, mas também o setor financeiro, é dizendo que ele joga pela regra do jogo, ele tem compromisso com as regras do jogo”, afirmou o professor.

    Segundo ele, no 7 de setembro do ano passado, a reação do setor produtivo também foi importante para conter os ataques às instituições. O episódio ficou marcado pelos protestos de apoiadores do presidente contra o Supremo Tribunal Federal (STF).

    “É uma sinalização de que essa é uma aventura que aqueles que conduzem o processo econômico brasileiro não estão dispostos a embarcar”, disse Vilhena.

    Nesta semana, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) elaborou um documento para ser entregue aos candidatos à Presidência no qual prevê o compromisso deles com a defesa da democracia. O documento foi adiantado pelo analista da CNN Caio Junqueira.

    O documento deverá ser entregue para os candidatos ao Planalto junto de outros com temas e propostas mais amplas, como economia, educação, saúde e meio ambiente.

    Debate

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos