Senador propõe ampliar CPI da Covid a estados e municípios
Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou pedido para que a comissão investigue aplicação de recursos para custear combate à pandemia em outras esferas
O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou neste sábado (10) um pedido para ampliar a CPI da Covid a atuação de estados e municípios.
No requerimento, entregue à Secretaria-Geral da Mesa, ele propõe investigar a gestão dos recursos enviados pela União para o combate à pandemia.
“Assim como as competências, as responsabilidades são também distribuídas. Dessa forma, não cabe, a nosso ver, instituir uma comissão parlamentar de inquérito para proceder à investigação da atuação dos órgãos estatais diante da Pandemia do Covid-19 e limitar o seu escopo exclusivamente aos agentes públicos federais. Trata-se de um sistema nacional e assim deve ser avaliado”, disse.
Na última quinta-feira (8), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luis Roberto Barroso determinou que o Senado abra a CPI da Covid-19 para investigar a responsabilidade do governo federal na pandemia a pedido do próprio Vieira e do senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO).
O ministro justificou a concessão da liminar com urgência em razão do agravamento da crise sanitária no país que está “em seu pior momento, batendo lamentáveis recordes de mortes diárias e de casos de infecção”.