Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Senado vê Lira levando tensão ao limite com governo Lula por negociações

    Na terça-feira (30), Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que muda o sistema de demarcação de terras indígenas no país

    Da CNN

    O Senado avalia que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está levando ao máximo a tensão com o governo Lula (PT) para forçar uma negociação aos seus termos. A apuração é da âncora da CNN Daniela Lima.

    Em derrota para o governo, a Câmara aprovou, na noite de terça-feira (30), o projeto de lei que muda o sistema de demarcação de terras indígenas no país.

    A base de Lula no Congresso Nacional está rachada, de acordo com interlocutores. De um lado, parlamentares defendem uma posição de maior diálogo com Lira. Já do outro, alguns acreditam que cabe ao governo partir para o embate contra o presidente da Câmara.

    Na avaliação de um senador governista, caso a MP de Reestruturação da Esplanada caduque, o revés poderá ser interpretado como uma tentativa de derrubar o governo.

    No entanto, diferentemente da situação na Câmara, o quadro para o governo no Senado parece mais favorável. A avaliação é que Lula não terá problemas na Casa, o que pode ser um alívio para o petista.

    (Publicado por Lucas Schroeder)

    Tópicos