Secretário do Clima de SP diz que “planeta se salva sozinho” e é chamado de negacionista por procuradora
Chefe da pasta de Mudanças Climáticas da capital paulista foi rebatido por procuradora federal de defesa do clima
O secretário executivo de Mudanças Climáticas da cidade de São Paulo, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, minimizou o papel do homem no combate ao aquecimento global e foi chamado de negacionista por uma procuradora federal durante um fórum da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) no mês passado.
As imagens viralizaram nas redes nos últimos dias e mostram o chefe da pasta do Clima da maior cidade do país dizendo que o planeta Terra pode se salvar sozinho.
“O planeta não será salvo por nós, ninguém salva o planeta terra. Geralmente ele se salva sozinho. Ele o faz há 4,3 bilhões de anos e muda o clima em todo esse período. Quando o planeta se salva, geralmente ele se livra do que está na superfície dele”, afirmou Pinheiro Pedro.
Ele foi convidado para falar no Fórum de Mudanças Climáticas e foi rebatido por Giorgia Sena Martins, que é procuradora federal de defesa do clima e do meio ambiente.
“O senhor está negando toda a ciência. O senhor está negando todos os relatórios do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas]. O senhor está negando todos os estudos feitos até hoje. O senhor é um negacionista”, afirmou a procuradora.
“Eu sou doutora em geociências e posso dizer que nada do que o senhor está falando tem o mínimo de fundamento científico. O senhor está falando com base em achismo. O senhor está falando um rosário de besteiras.”
Publicado por Flávio Ismerim