Se Messias não emplacar, petistas preferem Bruno Dantas a Flavio Dino no STF, dizem fontes
Nos últimos dias, líderes e dirigentes petistas fizeram circular que preferem bancar o presidente do TCU a apoiar o ministro da Justiça, apontado como favorito para a vaga que se abrirá com a aposentadoria de Rosa Weber no Supremo
Os principais expoentes do PT continuam fechados no apoio a Jorge Messias para a vaga que se abrirá no Supremo Tribunal Federal (STF), mas já começam a colocar em prática um plano alternativo caso o nome não emplaque, dizem fontes ouvidas pela CNN.
Nos últimos dias, líderes e dirigentes petistas fizeram circular que preferem bancar o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, a apoiar o ministro da Justiça, Flávio Dino, hoje apontado como favorito para a vaga que se abrirá com a aposentadoria de Rosa Weber.
O assunto apareceu em pelo menos duas conversas relatadas à CNN por fontes que participam ativamente das articulações para preencher a cadeira no STF.
A movimentação foi vista como um “importante reforço de última hora” para Bruno Dantas, que vinha perdendo espaço na lista de cotados nas últimas semanas.
A ordem no PT, entretanto, é agir de forma discreta, para não “rifar” o nome de Messias antes da hora.
O principal fator por trás da movimentação do PT é o fato de Flávio Dino ter se aproximado muito dos ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, conquistando o apoio de ambos para substituir Rosa Weber.
Líderes do PT não disfarçam nos bastidores o incômodo com a crescente influência dos dois ministros nas indicações para o Judiciário. E entendem que a indicação de Dino intensificaria o poder dos dois magistrados.
Messias, advogado-geral da União, ainda continua sendo o nome da preferência dos petistas, que não escondem a insatisfação com a indicação de Cristiano Zanin.
O ex-advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas ações da Lava Jato deu uma sucessão de votos que contrastam com pautas históricas do partido e passou a ser visto internamente como alguém capaz de reforçar a ala mais conservadora do tribunal.
Pesa contra Messias, entretanto, o fato de “ter pouca cancha”, dizem os colegas.
Dantas, por sua vez, tem bom trânsito no Judiciário. Além disso, sua indicação traria como vantagem a abertura de uma vaga no TCU. A cadeira poderia servir para prestigiar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que se transformou em um aliado estratégico para o Palácio do Planalto no Congresso.
Dino, contudo, ainda é considerado favorito por contar com a simpatia do presidente. De qualquer forma, Lula tem indicado que não tem pressa para escolher. Fontes no Planalto dizem que ele deixou as definições para depois da cirurgia que fará no quadril, marcada para a próxima sexta-feira (29).