Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    São Paulo: Deputado cobra governo estadual sobre surto de virose no litoral

    Virada de ano foi marcada por aumento de casos entre turistas e moradores de cidades litorâneas

    Vinícius Muradda CNN , São Paulo

    O deputado estadual Tenente Coimbra (PL-SP) cobrou da secretaria de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo uma investigação sobre a existência de possíveis “despejos irregulares de esgoto” em praias da Baixada Santista — um dos possíveis motivos do surto de virose que atinge, já há algumas semanas, cidades da região.

    O ofício foi encaminhado diante de um aumento de infecções virais entre turistas e moradores do litoral paulista.

    No documento ao qual a CNN teve acesso, o deputado afirma que “a situação se torna ainda mais preocupante diante da confirmação, pela Sabesp, de um extravasamento de esgoto na Praia da Enseada, ocorrido no último dia 2 de janeiro”.

    Para ele, “apesar de a companhia negar qualquer relação direta entre o vazamento e o aumento dos casos de virose, a possibilidade de causalidade não pode ser descartada sem uma investigação criteriosa”.

    No ofício, é solicitado que se realize uma “investigação minuciosa” para verificar a existência de possíveis despejos irregulares em praias da região e que sejam avaliados os impactos ambientais e sanitários de vazamentos.

    A virada do ano não só em Guarujá, como em outras cidades do litoral paulista, foi marcada por um surto de virose que levou muitos turistas e moradores em busca de atendimento médico, sobrecarregando o sistema de saúde.

    Entre quarta (1º) e sexta-feira (3), unidades de saúde públicas e particulares do município registraram longas filas de pacientes. Em algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o tempo de espera passava de quatro horas.

    Apesar de o aumento no número de caos de virose ser comum nesta época do ano, os números de atendimento fugiram do padrão. Além disso, houve relatos sobre dificuldades para encontrar medicamentos e farmácias cheias.

    Em nota encaminhada à CNN, a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística afirmou que “encaminhou um representante para acompanhar junto à Arsesp, Sabesp e prefeituras todas as reuniões sobre o tema e contribuir na definição das ações que serão tomadas para resolver o problema”.

    “A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) segue também acompanhando e orientando os municípios da Baixada Santista e do Litoral Norte sobre as medidas a serem adotadas. A Companhia monitora a qualidade das praias por meio de análises semanais da água e disponibiliza os resultados na internet”, disseram.

    Tópicos