Saiba quem é Lu Alckmin, esposa do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin
Ex-primeira-dama de São Paulo por 13 anos priorizou projetos de qualificação profissional ao comandar Fundo Social de Solidariedade do Estado
Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, conhecida como Lu Alckmin, de 71 anos, foi primeira-dama de São Paulo durante 13 anos, nos quatro mandatos do marido como governador. Geraldo Alckmin (PSB) comandou o estado de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, ainda como filiado ao PSDB.
Nascida em São Paulo, Lu Alckmin se mudou com a família aos 4 anos de idade para Pindamonhangaba, a 156 km da capital paulista. Lá, cursou a Escola Normal, que preparava professores para o antigo curso primário, e conheceu o marido enquanto ele estudava na Faculdade de Medicina de Taubaté.
Os dois se casaram em 1979 e tiveram três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz, que morreu em um acidente de helicóptero em 2015.
Na década de 1970, quando foi primeira-dama de Pindamonhangaba, Lu Alckmin começou a se dedicar a trabalhos sociais. Iniciou campanhas de arrecadação de fundos e promoveu ações em comunidades carentes da região.
Em 1994, quando o marido foi eleito vice-governador na chapa de Mário Covas, Lu Alckmin atuou como voluntária do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo ao lado de Lila Covas (1932-2020), então primeira-dama de São Paulo.
Após a morte de Covas, em 2001, Lu assumiu a presidência do Fundo Social e deu continuidade aos projetos de dona Lila, a quem chamava de “minha professora”. À frente da instituição, priorizou projetos de qualificação profissional e geração de renda.
Um dos projetos mais importantes de sua autoria foi o Padaria Artesanal, que implantou mais de 9.000 unidades no estado e capacitou cerca de 20 mil pessoas.
Em 2011, ao reassumir a presidência do fundo, manteve o foco na qualificação profissional. Criou a Escola de Qualificação Profissional, com as Escolas de Moda, Beleza e Construção Civil, além de retomar o projeto da Padaria Artesanal.
Em abril de 2022, filiou-se ao PSB, dias após o marido migrar para o partido pelo qual integrou a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial.
Sua filiação ocorreu durante o Congresso Municipal do PSB em São Paulo, no qual foi fotografada ao lado do marido, da deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) e do deputado estadual Caio França, filho de Márcio França, ex-vice de Geraldo Alckmin no governo de São Paulo.