Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Saiba quem é Lu Alckmin, esposa do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin

    Ex-primeira-dama de São Paulo por 13 anos priorizou projetos de qualificação profissional ao comandar Fundo Social de Solidariedade do Estado

    Anna Gabriela Costada CNN , em São Paulo

    Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, conhecida como Lu Alckmin, de 71 anos, foi primeira-dama de São Paulo durante 13 anos, nos quatro mandatos do marido como governador. Geraldo Alckmin (PSB) comandou o estado de 2001 a 2006 e de 2011 a 2018, ainda como filiado ao PSDB.

    Nascida em São Paulo, Lu Alckmin se mudou com a família aos 4 anos de idade para Pindamonhangaba, a 156 km da capital paulista. Lá, cursou a Escola Normal, que preparava professores para o antigo curso primário, e conheceu o marido enquanto ele estudava na Faculdade de Medicina de Taubaté.

    Os dois se casaram em 1979 e tiveram três filhos: Sophia, Geraldo e Thomaz, que morreu em um acidente de helicóptero em 2015.

    Na década de 1970, quando foi primeira-dama de Pindamonhangaba, Lu Alckmin começou a se dedicar a trabalhos sociais. Iniciou campanhas de arrecadação de fundos e promoveu ações em comunidades carentes da região.

    Em 1994, quando o marido foi eleito vice-governador na chapa de Mário Covas, Lu Alckmin atuou como voluntária do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo ao lado de Lila Covas (1932-2020), então primeira-dama de São Paulo.

    Após a morte de Covas, em 2001, Lu assumiu a presidência do Fundo Social e deu continuidade aos projetos de dona Lila, a quem chamava de “minha professora”. À frente da instituição, priorizou projetos de qualificação profissional e geração de renda.

    Um dos projetos mais importantes de sua autoria foi o Padaria Artesanal, que implantou mais de 9.000 unidades no estado e capacitou cerca de 20 mil pessoas.

    Em 2011, ao reassumir a presidência do fundo, manteve o foco na qualificação profissional. Criou a Escola de Qualificação Profissional, com as Escolas de Moda, Beleza e Construção Civil, além de retomar o projeto da Padaria Artesanal.

    Em abril de 2022, filiou-se ao PSB, dias após o marido migrar para o partido pelo qual integrou a chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa presidencial.

    Sua filiação ocorreu durante o Congresso Municipal do PSB em São Paulo, no qual foi fotografada ao lado do marido, da deputada federal Tábata Amaral (PSB-SP) e do deputado estadual Caio França, filho de Márcio França, ex-vice de Geraldo Alckmin no governo de São Paulo.

    Tópicos