Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Saiba quem é Cláudio Castro, reeleito governador do Rio de Janeiro

    Atual governador assumiu o Palácio da Guanabara em 2021, após o afastamento definitivo de Wilson Witzel

    Da CNN

    O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Bonfim de Castro e Silva, foi reeleito ao cargo neste domingo (2). Ele assumiu o cargo de forma definitiva, em 1º de maio de 2021, após a aprovação do impeachment de Wilson Witzel.

    A posse ocorreu oito meses depois de Castro ter assumido o cargo de forma provisória, quando o titular, acusado de fraudes na contratação de duas organizações sociais, foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Até então, Castro exercia o cargo de vice-governador, levado ao Palácio da Guanabara pela vitória, na chapa com Witzel, em 2018. Os dois – que faziam parte do mesmo partido, o PSC – deixaram para trás, no segundo turno, a chapa capitaneada por Eduardo Paes (então no DEM) com 59% dos votos válidos no estado.

    Já como governador, Castro migrou para o PL em maio de 2021, com a presença de Jair Bolsonaro. Na época, o presidente ainda não fazia parte do partido, mas a sigla já era um dos pilares da base do governo federal.

    Para as eleições deste ano, Castro tem como vice o deputado estadual Thiago Pampolha (União Brasil), que substituiu o ex-deputado federal e ex-prefeito de Duque de Caxias Washington Reis (MDB) – ele teve sua candidatura barrada pelo TRE-RJ no início de setembro.

    Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, Castro declarou ter R$ 194.017,73 em bens.

    Além da carreira política, Castro também é advogado, católico e autor de dois álbuns de música gospel. Ele nasceu em Santos (SP) e foi morar no Rio ainda criança.

    Com 39 anos, Castro se tornou, em 2019, o mais jovem vice-governador do Rio de Janeiro desde a redemocratização. Sua atuação política, porém, data de 2004, ano em que assumiu a chefia do gabinete do então vereador e hoje deputado estadual Márcio Pacheco (PSC), também cantor e com quem já dividiu palco.

    Tentou ganhar uma vaga na Câmara do Rio em 2012, mas não foi eleito; quatro anos depois, repetiu a tentativa e conquistou uma cadeira como vereador na capital fluminense.

    Como vice de Witzel, esteve à frente do Detran e do DER (Departamento de Estradas e Rodagem). Durante a pandemia, coordenou o Mutirão Humanitário, que distribuiu cestas básicas e kits de limpeza em cidades do Rio.

    Na música, Castro lançou seu primeiro álbum em 2011, com o título “Em Nome do Pai”. Esse também é o nome da banda da qual fazia parte, que começou na paróquia São Francisco de Paula, na Barra da Tijuca, zona oeste carioca. Seu último lançamento solo é de 2015 – o disco “Dia de Celebração”.

    *Publicado por Marcelo Tuvuca

    Tópicos