Saiba quem é a mulher trans que será cidadã do Recife após vereadores rejeitarem título
Professora teve concessão do título aprovada cinco meses após entrave na Câmara Municipal de Recife


A Câmara Municipal da capital pernambucana aprovou a concessão do título de cidadã do Recife a Dayanna Louise dos Santos, professora e ativista transsexual.
A aprovação aconteceu na segunda-feira (29). O projeto de decreto legislativo é do vereador Ivan Moraes (PSOL) e contou com 29 votos favoráveis e dois contrários. A concessão do título foi inicialmente um pedido da Nova Associação de Travestis e Pessoas Trans de Pernambuco (Natrape).
Na justificativa à Câmara, Moraes citou “a importância de fortalecer, valorizar e trazer notoriedade aos profissionais que articulam modos e modelos de resistência no campo da Educação”.
Ainda não há data definida sobre a entrega do título a Dayanna.
O título de cidadã já tinha sido proposto em 2023, mas foi barrado pela Câmara. A proposta teve, na ocasião, 20 votos favoráveis e cinco contrários, com 14 abstenções. Eram necessários 24 votos para o projeto ser aprovado.
Quem é Dayanna Louise
Natural de Carpina, município localizado a cerca de 60 km distância da capital pernambucana Recife, Dayanna é doutoranda pelo Programa Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Além disso, a acadêmica é também é licenciada em História pela UFPE, com especialização em História do Nordeste.
A professora idealizou e coordenou o setor de Educação para as Relações de Gênero e Sexualidade (Unergs) da Secretaria de Educação entre 2019 e 2021, e desenvolveu atividades audiovisuais com estudantes do ensino médio na rede pública em Pernambuco e fora do Brasil, em Portugal.
*Sob supervisão de Nathan Lopes