Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Rosa Weber manda à PGR pedido de líder do PT para investigar Zé Trovão por discurso de ódio contra Lula

    Deputado Zeca Dirceu disse que colega de Câmara fez ameaças contra Lula em vídeo

    Deputado Zé Trovão (PL-SC) durante audiência pública na Câmara. Ele teria afirmado que os “tempos” de Lula “estão no fim”
    Deputado Zé Trovão (PL-SC) durante audiência pública na Câmara. Ele teria afirmado que os “tempos” de Lula “estão no fim” Will Shutter/Câmara dos Deputados

    Lucas Mendesda CNN

    A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR) um pedido de investigação do deputado Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão (PL-SC), por declarações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com supostos discursos de ódio e ameaças.

    A representação foi levada ao Supremo pelo líder do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu, na última terça-feira (25).

    O despacho da ministra é de praxe. Quando o STF é notificado do possível cometimento de crimes, a Corte encaminha o caso à PGR, para avaliar se cabe alguma apuração.

    No pedido, Zeca Dirceu disse que Zé Trovão ameaçou a vida e fez apologia à morte de Lula, em manifestações em vídeo publicado em 21 de julho em seus perfis nas redes sociais. O líder do PT acusa o deputado dos supostos crimes de ameaça, incitação ao crime, apologia de crime de violência arbitrária.

    O petista transcreveu trechos das falas de Zé Trovão. Em uma das manifestações, o deputado teria dito:

    “Ô, Lula, seu bandido, seu ladrão! Você é um bandido, um ladrão! ‘Descondenado’, que a Justiça nesse Brasil, que não vale nada, te deu salvo-conduto pra você sentar numa cadeira presidencial hoje. Bandido bom é bandido na cadeia ou no caixão”.

    Veja também: Alexandre de Moraes autoriza Zé Trovão a reativar redes sociais

    Em outra parte, Zé Trovão teria afirmado que os “tempos” de Lula “estão no fim”.

    “Mas seus tempos estão no fim, Lula, e nós vamos te arrancar dessa cadeira e vamos te devolver pra cela que você nunca deveria ter saído. Você tem que passar o resto da sua vida preso, não só você, você e todos que te acompanham, porque bandido, bandido bom é na cadeia ou é morto. Fica aqui meu recado e meu repúdio contra essa fala desse porco nojento”.

    Zeca Dirceu disse que as falas representam “evidente ameaça, incitação e apologia à morte do Chefe do Executivo”.

    “Em flagrante violência arbitrária, certamente confiante no cargo parlamentar que exerce, normaliza um discurso de ódio, em apologia à morte de pessoas”, declarou.

    A CNN entrou em contato com a defesa de Zé Trovão, mas não houve retorno até a publicação desta reportagem.

    Veja também: Os ministros do governo Lula