Roberto Kalil será um dos homenageados com maior honraria do TCU
Grande-Colar do Mérito será entregue em sessão no próximo dia 4 de outubro; ministro emérito do STF Ricardo Lewandowski também será condecorado


O cardiologista Roberto Kalil Filho, presidente do InCor e apresentador do CNN Sinais Vitais, será um dos homenageados com a maior honraria do Tribunal de Contas da União (TCU).
O Grande-Colar do Mérito do TCU deve ser entregue em uma sessão marcada para as 10h de 4 de outubro.
Veja também: Dr. Roberto Kalil explica importância do setembro vermelho
Além de Kalil, também será condecorado o ministro emérito do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski.
Completam a lista de homenageados o jornalista Jânio de Freitas, o artista plástico Jaildo Marinho, a médica Márcia Waddington Cruz e, como instituição, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
O anúncio dos nomes escolhidos para receber a honraria foi feito pelo ministro e presidente do TCU, Bruno Dantas, no final de agosto.
“A sessão para outorga do Grande-Colar do Mérito foi designada para o dia 4 de outubro próximo, às 10h da manhã. Será orador em nome da corte o ministro Benjamin Zymler. Será convidado para ser o orador em nome dos agraciados, o ministro Ricardo Lewandowski”, disse Dantas em sessão no dia 30 do mês passado.
Maior honraria do TCU
Criado em 2003, apesar de não ser formalmente descrito assim, o Grande-Colar do Mérito é considerado a principal honraria do Tribunal de Contas da União.
Segundo a Corte, ele tem por objetivo “condecorar personalidades nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo, tenham-se tornado merecedoras de especial distinção”.
A escolha dos nomes que serão homenageados é feita por meio de votação secreta em uma sessão especial de um conselho composto pelo presidente, vice-presidente e ministros titulares do TCU.
“A insígnia do Grande-Colar é confeccionada em metal, com aplicação de banho de ouro, e constituída por uma estrela de cinco braços, esmaltados em verde e amarelo, assentada sobre raios dourados, em forma de resplendor”, informou o TCU.

“No centro, do lado anverso, há um círculo esmaltado azul com o símbolo do Tribunal e a legenda “Tribunal de Contas da União – 7 de novembro de 1890″. No lado reverso, há um círculo dourado com as Armas da República. O desenho do Grande-Colar é de autoria do servidor desta Corte de Contas Marcello Augusto Cardoso dos Santos”, completou.
Na cerimônia de entrega do Grande-Colar, o presidente do TCU incumbe um ministro para falar em nome da Corte e um dos homenageados discursa pelos demais.
Segundo o TCU, desde 2017, a honraria é entregue somente em anos ímpares.
Em edições anteriores, além de políticos, já foram agraciados pelo TCU personalidades como, por exemplo, o dramaturgo Ariano Suassuna, a atriz Fernanda Montenegro, o arquiteto Oscar Niemeyer, o ex-treinador Zagallo, o músico João Gilberto, o fotógrafo Sebastião Salgado e a ativista Maria da Penha.
