Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ribeiro diz que assume MEC na quinta (16) com participação virtual de Bolsonaro

    O Ministério da Educação está sem um titular empossado desde 18 de junho, quando Weintraub deixou a chefia da pasta. Decotelli foi nomeado, mas não tomou posse

    Milton Ribeiro, nomeado ao Ministério da Educação
    Milton Ribeiro, nomeado ao Ministério da Educação Foto: Reprodução/Lattes CNPq

    Bernardo Barbosa, da CNN em São Paulo

    O novo ministro da Educação, Milton Ribeiro, disse nesta terça-feira (14) via Twitter que tomará posse no cargo às 16h de quinta-feira (16), com participação virtual do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) — que está isolado no Palácio da Alvorada desde o diagnóstico de Covid-19 na semana passada.

    “Acabei de ser informado pela chefia do gabinete da presidência que minha posse se dará nesta quinta-feira às 16hs no Planalto. O Presidente participará virtualmente”, escreveu Ribeiro.

    Ribeiro chegou ontem (13) à noite a Brasília. Questionado pela CNN na ocasião sobre a data de sua posse, respondeu que isso dependia da Presidência da República.

    Na chegada à capital federal, Milton Ribeiro também não quis se manifestar a respeito de um dos principais temas de educação em debate no Congresso, a proposta de prorrogação do Fundo de Financiamento da Educação Básica (Fundeb). 

    Leia também:

    Secretário-executivo do MEC deixará a pasta após chegada de Milton Ribeiro

    Equipe técnica do MEC vê PEC do Fundeb ‘bem madura’ para ser votada no Congresso

    Antes da posse de Milton Ribeiro, MEC prepara nova licitação de projeto suspeito

    O Ministério da Educação está sem um titular empossado desde 18 de junho, quando Abraham Weintraub deixou a chefia da pasta. Desde então, a gestão temporária está a cargo do secretário-executivo, Antonio Paulo Vogel — que informou à CNN nesta terça que deixará o cargo após a posse de Ribeiro.

    Antes de Milton Ribeiro, o presidente Jair Bolsonaro chegou a nomear o economista Carlos Alberto Decotelli para assumir o MEC. Decotelli não chegou a tomar posse, e a nomeação foi revogada depois de virem à público inconsistências em seu currículo.

    O novo ministro

    Milton Ribeiro é pastor da Igreja Presbiteriana de Santos e membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, cargo ao qual foi nomeado pelo próprio Bolsonaro em maio de 2019. 

    O colegiado é subordinado à Secretaria-Geral da Presidência da República, comandada pelo ministro Jorge de Oliveira — que, segundo apuração da analista da CNN Thais Arbex, foi um dos apoiadores da sua indicação.

    Formado em teologia e direito, Ribeiro também informa em seu currículo Lattes possuir um doutorado em Educação pela USP (Universidade de São Paulo) com uma tese sobre o calvinismo no Brasil.

    Seu currículo acadêmico inclui ainda um mestrado em direito pela Universidade Mackenzie, instituição da qual é membro do conselho deliberativo, relator da Comissão de Assuntos Educacionais e foi vice-reitor entre 2000 e 2003.