Responsabilidade de Bolsonaro deve ser investigada sobre ataques às Instituições, diz diretora da Human Rights
Em entrevista à CNN, Maria Laura Canineu pontuou a gravidade e a necessidade de investigar os ataques às sedes dos Três Poderes
A Human Rights Watch pediu que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrente com mais vigor os problemas crônicos de direitos humanos no Brasil como resposta aos ataques contra a democracia ocorridos em Brasília no último domingo (8).
Em entrevista à CNN nesta quinta-feira, a diretora da Human Rights Watch no Brasil, Maria Laura Canineu, falou sobre a gravidade dos ataques criminosos às sedes dos Três Poderes, em Brasília, e afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve responsabilidade.
“Bolsonaro disseminou fake news, minou confiança da população sobre processo eleitoral, intimidou jornalistas e membros da Suprema Corte. Nós pedimos que esse contexto como um todo seja averiguado”, declarou.
Ela também pontuou que “esses atos constituem um ataque inaceitável as instituições democráticas brasileiras” e que “não é um episódio isolado”.
“Existe uma responsabilidade política do presidente anterior e sua responsabilidade criminal vai ter que ser investigada”.
Em relação ao presidente Lula (PT), Maria Laura acredita que ele deve mostrar que a democracia é para todos, não apenas para quem o apoia.
“Lula pega um país polarizado e tem que provar que a democracia funciona para todos. Empobrecimento é um retrocesso e é fundamental que esses direitos básicos sejam restituídos”, disse.