‘Remédio não é de esquerda ou de direita’, diz Covas sobre uso de azitromicina
Prefeito de São Paulo afirma em vídeo no Instagram que está 'bem e sem dor'
Recentemente diagnosticado com Covid-19, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), publicou na noite desta segunda-feira (15) um vídeo no Instagram em que diz estar “bem e sem dor”.
Após agradecer as mensagens de apoio e apontar ausência de febre e falta de ar, Covas afirmou que está tomando azitromicina.
O medicamento tem sido uma alternativa para o tratamento da doença e muitas vezes é prescrito associado à cloroquina ou à hidroxicloroquina -este último defendido pelos presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), e dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Remédio não é de esquerda ou de direita. Lamento que alguns queiram politizar a escolha do medicamento. Faça como eu: só tome o remédio que o seu médico prescreveu para você”, disse.
Em tratamento contra um câncer, o tucano é considerado parte do grupo de risco ao novo coronavírus. Em março, o prefeito havia se isolado em seu gabinete e se submetido a exame para Covid-19 após Uip, seu médico e então chefe do Centro de Contingência para o coronavírus em São Paulo, testar positivo para a doença.
Além disso, em maio, Covas passou dois dias no hospital Sírio-Libanês após sentir um desconforto abdominal.
Na época, exames detectaram um quadro de colite autolimitada (inflamação do intestino com melhora espontânea), segundo nota divulgada pelo hospital.
(Edição: Paulo Toledo Piza).