Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Relator do PL da Anistia à CNN: Projeto não engloba Bolsonaro a pedido dele

    Deputado Rodrigo Valadares explica que o ex-presidente não deseja ser associado aos manifestantes do 8 de janeiro, conforme solicitação do próprio

    Da CNN

    O deputado Rodrigo Valadares (União-SE), relator do projeto de lei que pede anistia a envolvidos nos atos de 8 de janeiro, disse em entrevista à CNN que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não deve ser contemplado pela proposta.

    Segundo o parlamentar, esta exclusão atende a um pedido do próprio Bolsonaro, que não deseja ser associado aos manifestantes envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023.

    O deputado enfatizou que esta decisão visa evitar que o debate seja “contaminado” com questões relacionadas ao ex-presidente.

    Possibilidades de alteração no plenário

    Apesar do texto atual não contemplar Bolsonaro, o relator reconheceu que o projeto pode sofrer modificações quando chegar ao plenário da Câmara dos Deputados.

    “Indo para o plenário, o texto tem um outro relator. Cabe tanto um novo substitutivo quanto emendas de plenário”, explicou Valadares.

    O parlamentar também mencionou que, após a aprovação na Câmara, o projeto seguirá para o Senado Federal, onde também poderá receber emendas.

    Em caso de alterações no Senado, o texto retornará à Câmara para nova apreciação.

    Valadares ressaltou, no entanto, que considera improvável uma ampliação do projeto para incluir o ex-presidente, dado que Bolsonaro já manifestou diversas vezes não desejar estar entre os anistiados.

    “O que o presidente Bolsonaro realmente quer é anistia para as pessoas que foram presas no dia 8 de janeiro”, concluiu o deputado.

    Andamento do PL na CCJ

    Sem conseguir reunir apoio suficiente para trazer o PL da Anistia de volta para a pauta da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, a votação da proposta ficou para depois das eleições municipais.

    A oposição precisava reunir pelo menos 34 votos favoráveis.

    Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

    Tópicos